sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cuidando da corrente e relação de sua Apache

Qual a melhor forma de lubrificar a relação? Passo graxa branca? Óleo de motor usado? Cebo? Grafite? De quanto em quanto tempo?

Todas estas perguntas passam na cabeça de quem acaba de comprar uma moto e quer cuidar da melhor maneira possível dela. No caso da Apache a questão é mais interessante ainda pois uma relação nova custa em torno de R$120, o que é mais caro que uma relação de Honda Fan por exemplo. Porém a qualidade é muito superior, incluindo a corrente que cede muito pouco, necessitando de um reaperto a cada 5000Km.

Bom mas voltando ao tópico. Quando adquiri minha Apache conversei com alguns colegas que me indicaram o uso de graxa branca para lubrificar a corrente. Comprei uma embalagem e realmente a facilidade de engraxar é um grande atrativo - é só parar a moto, passar uma tirinha de graxa dentro da corrente e pronto! Cerca de 4 meses após isto começou a ocorrer um problema, ao reduzir em 2a marcha para 1a marcha enquanto apertava e mantinha pressionada a embreagem a corrente começou a 'embolar'. Isto começou a ficar cada vez mais evidente. Em viagens eu sentia a relação 'seca' também e por fim após um fim de semana de chuva com a moto parada 2 dias a corrente começou a enferrujar por entre os elos - estava CLARO que algo não estava certo!

Então botei mãos a obra: Comprei 2 litros de óleo diesel e lavei BEM a corrente! Depois passei muita água e limpei bem a corrente com toalhas de papel. A quantidade de sujeira que saiu foi enorme e inclusive as letras gravadas na lateral da corrente começaram a aparecer!

MAS CUIDADO COM OS DEDOS! Senão algo assim pode acontecer com você:
Quase perdi a unha - na realidade ainda não sei é um debate muito grande ainda...

Bom após a corrente limpa e seca vem a lubrificação. A graxa branca não lubrifica, ela apenas vai para entre os elos mas não lubrifica as laterais da corrente. O óleo do motor lubrifica bem mas ele escorre muito pois não tem uma viscosidade grande. A melhor maneira é usar um óleo de caixas de marcha de SAE 90. No meu caso só consegui um de SAE80-90.
Custou R$22 o litro. O segundo passo é lubrificar usando um pincel - primeiro colocando a moto no cavalete central em ponto morto COM O MOTOR DESLIGADO (CUIDADO COM OS DEDOS!!!) e aplicando óleo por dentro da corrente na parte traseira e depois na parte dianteira.


Por fim sua relação estará bem lubrificada. Não é necessário passar muito óleo pois ele irá escorrer. Sempre afunde o pincel na embalagem e tire o excesso escorrendo o pincel na lateral da embalagem.

Mesmo o óleo tendo grase o dobro da viscosidade ('grossura') do óleo de motor isto não garante que ele não escorrerá quando for andar com a moto. Para que isto não aconteça passe uma toalha de papel na relação por BAIXO da corrente retirando assim o excesso de óleo.

Se você achou isso aí tudo complicado e muito trabalhoso você poderá acionar o modo porcão e jogar o óleo diretamente sobre a corrente lambusando tudo. Algo deste tipo:

Eu faço isso em tempo de chuva direto pois a moto já está suja mesmo e eu não vou lavar tão cedo...
Para uma lubrificação excelente o ideal é lubrificar sempre após alguma chuva ou todo fim de semana ou a cada 300Km. Se for demais para você pode ser a cada 15 dias também - o que será melhor que não lubrificar!

Por fim aproveite e verifique a tensão da corrente. Olhando a parte de baixo da corrente, entre a coroa e o pinhão exatamente no meio. Puxe a corrente para baixo e depois puxe para cima. A folga entre puxar para baixo e puxar para cima deve ser de 2cm a 2,5cm! Não se deve deixar a corrente muito apertada sem folga pois com o calor e frio ela dilatará e contrairá e isto força todo o conjunto e desgasta muito a relação toda. De nada adianta uma boa lubrificação se a corrente estiver muito apertada. Não deixe a corrente afrouxar demais pois ela pode cair e enroscar na coroa travando a roda traseira e podendo ocasionar um grave acidente!

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domingo, 13 de fevereiro de 2011

A mágica do WD40

Nada mais gostoso do que chegar na concessionária e ver a sua moto (especialmente a Apache) lá toda limpinha brilhando!

Quando comprei a Apache o que eu mais gostei foi o motor e escapamento pretos! Nossa aquilo reluz contra o sol maravilhosamente!

Depois de algumas semanas andando com a Apache o motor foi ficando sujo, o escape também e a magia se perdeu no ar...

A solução: WD40! Que é um poderoso desengripante, engraxante, que não deixa muito gorduroso e principalmente não agride as borrachas!

Este é o milagroso:

Observe as fotos da Apache limpa antes da aplicação do WD40 e após a aplicação:


Olhe como fica a ponta do escape:


Outra vantagem é que na próxima lavagem a sujeira sai mais facilmente e aquela que fica nos cantinhos difícil de tirar 'some' com o WD40. Se alguma sujeirinha ficar feia você pode usar uma toalha de papel descartável e só passar onde tem a sujeira que sai tudo.

Além de bonito o WD40 é cheiroso! O seu cheiro é melhor que axe ou avanço! Você poderia passar ele em baixo do braço antes de ir a uma festa - contanto que a maioria de seus amigos não fossem mecânicos... rsrsrsr

Bom e por fim o esquema é dar uma ligadinha na moto até a saída do escape do motor começe a soltar um pouco de fumaça pois senão vai fumaceirar muito (MUITO) quando você tiver que andar e parar em um sinal. Se for pegar uma BR nem precisa pois ele acaba sumindo devagarzinho nem fazer fumaça.

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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dôr na palma da mão

Uma das coisas que mais me intrigou ao comprar a Apache foi que após uma voltinha nela eu ficava com dores nas palmas das mãos!

Que estranho isso, como andar de moto pode dar dôr na palma da mão? Depois de um tempo pensando no assunto eu percebi que o problema era eu e minha falta de posicionamento sobre a Apache!

Com sua posição de pilotagem que agrada a uns e desagrada a outros a Apache pode ocasionar estas dores. Acontece que o motociclista pode acabar colodando a bunda láaaa atrás, jogando o tronco para frente para ficar "bonitão andando de Apache". Acontecia comigo! A solução é simples: Sentar um pouco mais para frente e ficar mais ereto, tentando distribuir o peso mais para as pernas e não esticando os 2 braços.

Com o tempo a dôr passou para desconforto muscular ao guiar a moto por distâncias maiores. A dica que dou: Ao sair com a Apache, procure sentar em cima dela e pensar "relaxe!" Solte os braços, não fique contraindo os músculos a toa e tente não deixar todo o peso do corpo em nenhuma região sozinha. Não fique forçando as pernas contra o tanque, isto cansa com o tempo. Em especial para mim pelo menos prefiro cuidar bastante do braço esquerdo que é o que mais cansa para mim.

Com o tempo agente acaba se acostumando com a posição de pilotar e ela se torna natural. A algumas semanas atrás tive que tirar uma CG que estava me trancando no estacionamento da empresa e sentei nela para manobrar... NOSSA quanta diferença! Parecia que estava em uma cadeira, e que levinha! Tudo costume ;)

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A Apache não gosta de frio!

Pelo menos a minha...
Quando comprei minha Apache (em 02/06/2010) a temperatura já era mais baixa aqui no Sul (Blumenau-SC). Cerca de 15 dias depois fui 'agraciado' com toda a força do La niñha que esfriou a água do mar, o ar e eu na minha motoquinha...

Bom, passados 15 dias da compra da minha moto me vi super decepcionado sempre que precisava ir trabalhar de manhã cedo. Ligava a moto e simplesmente ela não tinha força, nem para subir o giro! Se tentasse subir o giro mesmo que devagarzinho morria. Não tinha jeito, eu acabava por ficar até 4 minutos aquecendo o motor para daí sair e mesmo assim engasgando! Nossa é brochante você comprar um produto novo, 'moderno' (Carburador?!) e ficar olhando o povo ir embora com as suas motinhas velhas e eu lá esperando a moto esquentar...

Bom fui reclamar na CC e me deram a resposta padrão número 1: "É normal"... Uma semana depois fui lá denovo e bati o pé que não era normal e queria solução. Bom, o rapaz então se dispos a abrir o carbudador e mudar o nível da agulha para o carburador 'gastar mais'. Depois disso a moto melhorou bastante! Mas duas semanas depois fui lá e encomodei denovo e eles mudaram mais um nível da agulha e melhorou mais ainda! E não só isso, a cada mexida a arrancada da moto era mais rápida e o torque era maior!

A outra melhora vem de um ajuste fino na mistura ar-combustível feita por mim mesmo - infelizmente ao ter uma moto e até mesmo um carro você tem a obrigação de saber o mínimo do mínimo de mecânica.



O parafuso em amarelo é o da regulagem da mistura. Girando em sentido horário a macha lenta subirá e entrará mais gasolina. Girando em sentido anti-horário deixará menos gasolina passar. No inverno é bom que mais gasolina passe.

Após a regulagem da mistura a moto ficará mais acelerada, use o parafuso em vermelho para regular a marcha lenta. A fábrica recomenda qualquer coisa entre 1300 e 1500rpm. Eu particularmente prefiro mais do que menos.

E por fim a super dica: Se vc abrir demais o parafuso e ele deixar passar muita gasolina, quando o motor estiver quente a marcha lenta oscilará - Vai subir, descer, quase morrer, subir - tudo isso em questão de 1 minuto. Se isto acontecer você deve diminuir um pouco a quantidade de combustível.

No inverno (e menos no verão) é aconselhável dar uma pré aquecida no motor da moto. Isto a faz ter uma vida útil mais longa e menos desgaste do motor (principalmente ovalização do cilindro). O ideal é ligá-la e escutar a marcha lenta, quando o barulho mudar (subir) pode ir!

Existe a opção de trocar a vela para uma vela de iridium. Mas isto testarei primeiro antes de aconselhar!

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Coisas estranhas...

As vezes a Apache pode nos pregar peças!
Durante meus 7600Km rodados com ela em 4 oportunidades o conta-giros deu uma diferença com o velocímetro. Isso geralmente eu percebo em 5a marcha onde a 66Km/h o conta-giros marca cravados 5000rpm. Em 3 vezes eu estava a 66Km e o conta-giros marcou 5200rpm e uma vez ele diminuiu incríveis 3000rpm! Estava em 5a marcha a 40Km/h e o conta-giros não marcava nada, estava no zero e conforme eu subia a velocidade o conta-giros vinha subindo devagar.
 
Outro caso estranho aconteceu hoje cedo: Estava em em meus 60Km/h normal dentro da cidade e após reduzir pois um carro estava estacionando comecei a reacelerar e a velocidade subiu muito rápido - no velocímetro!! Quando eu era para estar em 66Km estava marcando 118! Muito estranho isso, pensei que a moto tinha se auto turbinado a si mesma rsrrsrsrs
 
Ainda bem que a solução para estes problemas é simples: Desligar e ligar!
Abraços!
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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Minha Apache em números

Gostaria de compartilhar com todos os números reais de minha Apache:

- Aceleração de 0 a 60Km/h: 4,8 segundos
- Velocidade máxima atingida: 126Km/h (descento, abaixado)
- Velocidade máxima normal: 119Km/h (BR, peito aberto)
- Consumo de combustível urbano: Incríveis 43Km/l (Gasolina aditivada)
- Consumo de combustível estrada: 38Km/l (Gasolina aditivada)
- Km atual: 7.600Km

O que gosto sempre de destacar é o consumo de combustível da Apache. É excepcional uma moto com o mesmo peso de uma Yamaha Fazer conseguir 43Km/l na cidade! Eu consigo esta média andando sempre abaixo de 60Km/h (5000Rpm), sozinho (peso 59Kg, pouco mais de meio homem....). Outra dica é sempre tentar manter a rotação da Apache na faixa entre 3000rpm e 5000rpm. O meu uso urbano normal é passar de marcha ao atingir 4000rpm.

Na estrada sempre ando entre 80 e 90Km/h com minha namorada que felizmente pesa um pouco menos que eu - 55Kg! Geralmente a esta velocidade eu fico na faixa de 7000 a 7500rpm.

Já para atingir a aceleração máxima eu tento inclinar o corpo levemente a frente e largar com a rotação entre 3000 e 4000rpm. Se acelerar demais ela empina (bastante até) e isto prejudica a aceleração. Outro ótimo macete é ao trocar de marchas não soltar o acelerador, e fazer as trocar ao redor de 8000rpm. Giro muito alto gera perda de potência e não ganho! Nem pense em ultrapassar 9000rpm ao tentar estabelecer um record de aceleração!

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Peças paralelas / compatíveis

Bom a Apache é uma moto nova no mercado, fará aniversário de 1 ano no mercado no mês que vem.

Como o projeto da TVS foi fruto de trabalho conjunto (ou podemos dizer copiado) da Suzuki, há algumas peças disponíveis que são compatíveis com a Apache:

- Pinhão da relação: Isto é universal, qualquer pinhão entre 13 e 16 dentes é compatível. A corrente também é universal. Ainda não foi encontrado nenhuma coroa compatível com a Apache, aparentemente ela já nasceu assim para que só caiba a relação original. O preço de uma relação original começou em torno de R$260 mas hoje caiu já para R$136. Há relatos de durabilidade de relação de até 31.000Km!
Ainda não é confirmado mas talvez a relação Titan KS, ou da YBR Factor possam servir!

- Pastilhas de freio: As pastilhas da Honda Twister são totalmente compatíveis. O preço da troca fica em torno de R$25 e a durabilidade das pastilhas originais é de cerca de 18.000Km.

- Filtro de óleo: O filtro de óleo da Kasinski e da Yes são totalmente compatíveis. Já achei este filtro no valor entre R$5 a R$9 então talvez valha a pena pesquisar. O filtro original geralmente custa em torno de R$15. Como o filtro não é algo perecível, que se estraga com o tempo eu geralmente compro alguns para deixar em casa e levo junto no dia da troca de óleo.

- Tampa do carter (onde se tira o óleo ao trocar): Compatível com a Suziki Yes. Ótima dica para quem espanou o parafuso do óleo apertando demais...

- Manete de Freio = Twister

- Alongador traseiro = Titan 150

- Pisca = Falcon(o pisca da falcon não e igual de toda linha honda não)

- Relê de partida elétrica = Honda STRADA

- Pedaleira do garupa = Cabe o da YBR

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Dica: Flexível do freio e cabo da embreagem

Uma dica que acredito ser muito útil é quanto a segurança do freio na Apache.

O flexível do freio que leva o fluído de freio do manete do freio para o disco de freio deve sempre ficar apontando para trás!
Olhe a seta vermelha, ela deve ficar do jeito que está na linha vermelha - para trás! Com o tempo o amortecedor vai trabalhando e pode acontecer de vagarosamente o flexível do freio ir girando e virar para frente. O que notei é que quando isto acontece o flexível bate contra a bengala direita e com o tempo isto descasca a tinta da bengala e o mais preocupante: Pode ROMPER o flexível do freio! Então tomem cuidado!!

Agora prestem atenção no círculo azul. Logo abaixo do círculo azul, sob a carenagem passa o cabo da embreagem. Este cabo passa bem rente ao braço do 'berço' do motor. O que acontece é que com as trepidações o cabo começa a bater contra o 'berço direito do motor' (o cano de ferro) e isto descasca toda a tinda do berço e acredito que com o tempo isto possa furar o tubo por onde o cabo passa e começar a entrar poeira por ali danificando o cabo! O que fiz foi passar uma fita isolante ao redor do cabo e algumas cintas plásticas para que a cinta se desgaste ao invés do cabo. Na foto está só com 1 cinta plástica pois acabou o meu estoque pessoal, mas esta semana colocarei mais um ao lado do outro.

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Desligando o aviso de alerta de revisão

A Apache tem um recurso muito interessante que é o aviso de revisão! Este recurso é interessante para o motociclista que é lembrado e mais interessante ainda para a Dafra já que isto significa dinheiro no bolso!!

Bom esta luz pisca em vermelho 10 vezes quando se liga a moto. A luz começa a piscar a cada 3000Km rodados, quando faltam 500Km para atingir os 3000Km ela pisca algumas vezes com a moto em movimento. Quando nova, isto acontece aos 500Km rodados, é normal não se preocupe.

Se você fez uma revisão na sua moto e esqueceram de desligar a luz ou se você fez a revisão fora e quer desliga-la faça o seguinte:

Desligue a moto na chave e pressione os 2 botões do painel -Peça para um amigo

Vire a chave e mantenha os botões pressionados, depois das 10 piscadas haverá uma piscada mais longa. Desligue a chave e volte a ligar ainda com os botões pressionados. A luz piscará diferente, quando ela parar de piscar pode soltar os botões e está pronto!

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Óleo

O manual da Apache pede um óleo de classificação 20W50 api SG Jaso MA.
Mas o que isto significa?

O 20W50 no nome significa a viscosidade do óleo a quente e a frio. Neste caso ele tem viscosidade a frio de 50 (grosso) e quando aquecido passa a ter viscosidade de 20, ou seja possui mais do que a dobro da fluidez. É como se a frio o óleo fosse viscoso como ele é na embalagem e quando quente ele escorre como se fosse água - isto é só um exemplo.

A API SG é uma classificação de define basicamente a qualidade do óleo. A letra após o "S" (no caso é o "G") indica um óleo mediano. Quando maior a segunda letra melhor o óleo! O melhor óleo para motocicletas hoje é a classificação SL.

Normalmente apenas motocicletas de baixa cilindrada utilizam óleos de especificação SF e SG. O maior motivo para isto é o custo e o fato das trocas de óleo serem muito curtas normalmente.

Além da classificação SL temos as mais novas SM e SN mas estas não entram em conformidade com o JASO MA. JASO MA é uma definição onde o óleo PARA MOTOS não tem aditivos que reduzem ainda mais a fricção das partes móveis banhadas por ele. Isto é necessário pois como o óleo do motor é utilizado também para banhar a caixa de marchas e a embreagem se houvessem estes aditivos redutores de atrito a embreagem teria sua vida útil comprometida. Como todos os óleos SM e SN atualmente possuem estes redutores de atrito nenhum deles é compatível com o JASO MA e portanto não podem ser utilizados no motor da Apache.

Mas qual o melhor óleo? A recomendação da Dafra é que usemos o óleo Selènia SG 20W50. Eu particularmente ouvi rumores que este é o óleo recomendado pois a Fiat tem parceria com a Dafra na sua rede de concessionárias e como o óleo Selènia é fabricado pela Fiat podemos entender porque ele é o óleo recomendado...
Bom há diversos bons óleos mas o que eu encontrei como o melhor custo benefício é é o Yamalube SL 20W50. Além da viscosidade ser compatível ele tem classificação SL muito superior ao SG que o fabricante recomenda. Geralmente ele custa em torno de R$4 a R$7 a mais que o Selènia e a mim trouxe algumas vantagens:
* Partida a frio mais suave;
* Trocas de marcha mais fáceis e suaves;
* Funcionamento do motor mais liso, com um pouco menos vibrações;
* Pequeno aumento de potência;


Agora as dicas:
* Troque o óleo a cada 3000Km. É a recomendação do fabricante, mesmo um óleo melhor não significa que você pode estender as trocas de óleo já que o que define a troca é o projeto do motor;
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A esmagadora maioria das concessionárias e 'oficinas' recomendam a troca de óleo a cada 1000Km usando o famoso Mobil da embalagem preta. Não faça isso! O Mobil da embalagem preta é classificação SF, pior que o mínimo recomendado para a Apache - que já é ruim... Em segundo lugar a Apache diferente de outras motos possui sistema que refrigera o óleo, filtro de óleo e o parafuso do óleo possui um ímã que prende as limalhas de ferro do motor. Por estes motivos não perca dinheiro - use Yamalube, troque o filtro e faça trocas a cada 3000Km!
* Sempre troque o filtro de óleo! Se não achar o filtro original o filtro da Yes/Kasinski é compatível e na minha região custa R$5;
* Verifique o nível do óleo semanalmente;
* Ao ligar a moto aguarde um pouco até o motor pré aquecer antes de sair principalmente se for pegar uma estrada rápida como uma BR. Isto faz o motor ter uma maior vida útil. No inverno o ideal é ligar a moto e deixar ela em ponto morto até a marcha lenta subir sozinha e ficar mais estável. Geralmente isto leva entre 2 a 3 minutos quando a temperatura do ar está abaixo de 10 graus.

Espero que tenham aproveitado!

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Bem vindos!

Primeiramente bem vindos!

Este é um blog que tem por definição trazer dicas, cuidados, manutenção, dicas sobre peças paralelas da moto TVS Dafra Apache RTR 150cc que é comercializada pela Dafra motos!

O blog está nascendo agora e eu já sou um feliz proprietário de uma TVS Dafra Apache RTR 150cc a 8 meses. Nestes 8 meses já aprendi muito sobre minha moto, muitas informações que podem vir a serem úteis a todos os proprietários e interessados em comprar uma Apache.

Pretendo tornar este um espaço onde novos proprietários poderão tirar suas dúvias e colaborar com o blog para que a comunidade Apache cresça e perdure!

Se me perguntam se vale a pena? Sim vale, foi um dos melhores negócios que já fiz até hoje!

Aproveitem!

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