segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vela de Iridium na Apache

Bom faz um booom tempo que não escrevo mais...
Acho que a empolgação inicial com o blog foi muito grande mas estou de volta!

Ainda tenho a Apache, está com 15.100Km rodados e parece que é como vinho que melhora com o tempo rsrsrsr

Bom a todos que querem comprar uma vela de Iridium para a Dafra Apache RTR 150 vou passar a dica agora: É a vela NGK Iridium IX modelo CR7EIX.

Basicamente esta é 1 grau mais quente que a vela original da Apache (é o número 7 do CR7EIX). A vela original da Apache é 1 grau mais fria portanto se quiser esta compre a NGK Iridium IX modelo CR8EIX. Eu comprei esta porque ando muito em baixa rotação então o motor carboniza com mais dificuldade. Inclusive este é o grau térmico usado na Apache Indiana.

Observação IMPORTANTE: Note que a vela CR7EIX é mais QUENTE que a CR8EIX. Isto só vale para velas NGK! Se for comprar uma vela Bosh é ao contrário. Então não estou dando informações incorretas - minha dica: Compre velas NGK no mercadolivre desta que especifiquei.

Vamos aos resultados:
* Bom eu comprei a vela por +- R$50 com frete e tudo no mercadolivre.
* Os dados de consumo não foram alterados: Permanece fazendo entre 40 e 44Km/l de média.
* As partidas a frio não melhoraram também, continuam iguais.
* As retomadas do motor, aceleração, potência e torque iguais.

Os testes foram feitos entre os 10.500Km de quando coloquei a vela até os 15.100Km atuais. Sinceramente não achei diferença nenhuma. Sempre li MUITO sobre velas de Iridium e tudo que me disseram a respeito delas não surtiu efeito. Parece que o único ponto positivo mesmo é a durabilidade pois este fim de semana retirei-a para checar e ela está perfeita, acredito que deva duram sim umas 4 ou 5 vezes mais que a vela original.

Nos meus testes observei que manter os pneus calibrados traz melhores resultados em "potência" (líquida na roda) e também em consumo de combustível.

Se quiser a vela original o modelo correto é a NGK R CR8E

Nos próximos dias estarei postando as fotos da moto com 15.000Km rodados, a situação das peças em geral e o estado de desgaste da moto. Aguarde!