segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vela de Iridium na Apache

Bom faz um booom tempo que não escrevo mais...
Acho que a empolgação inicial com o blog foi muito grande mas estou de volta!

Ainda tenho a Apache, está com 15.100Km rodados e parece que é como vinho que melhora com o tempo rsrsrsr

Bom a todos que querem comprar uma vela de Iridium para a Dafra Apache RTR 150 vou passar a dica agora: É a vela NGK Iridium IX modelo CR7EIX.

Basicamente esta é 1 grau mais quente que a vela original da Apache (é o número 7 do CR7EIX). A vela original da Apache é 1 grau mais fria portanto se quiser esta compre a NGK Iridium IX modelo CR8EIX. Eu comprei esta porque ando muito em baixa rotação então o motor carboniza com mais dificuldade. Inclusive este é o grau térmico usado na Apache Indiana.

Observação IMPORTANTE: Note que a vela CR7EIX é mais QUENTE que a CR8EIX. Isto só vale para velas NGK! Se for comprar uma vela Bosh é ao contrário. Então não estou dando informações incorretas - minha dica: Compre velas NGK no mercadolivre desta que especifiquei.

Vamos aos resultados:
* Bom eu comprei a vela por +- R$50 com frete e tudo no mercadolivre.
* Os dados de consumo não foram alterados: Permanece fazendo entre 40 e 44Km/l de média.
* As partidas a frio não melhoraram também, continuam iguais.
* As retomadas do motor, aceleração, potência e torque iguais.

Os testes foram feitos entre os 10.500Km de quando coloquei a vela até os 15.100Km atuais. Sinceramente não achei diferença nenhuma. Sempre li MUITO sobre velas de Iridium e tudo que me disseram a respeito delas não surtiu efeito. Parece que o único ponto positivo mesmo é a durabilidade pois este fim de semana retirei-a para checar e ela está perfeita, acredito que deva duram sim umas 4 ou 5 vezes mais que a vela original.

Nos meus testes observei que manter os pneus calibrados traz melhores resultados em "potência" (líquida na roda) e também em consumo de combustível.

Se quiser a vela original o modelo correto é a NGK R CR8E

Nos próximos dias estarei postando as fotos da moto com 15.000Km rodados, a situação das peças em geral e o estado de desgaste da moto. Aguarde!

10 comentários:

  1. Bom eu tenho uma duvida e como nao sabia como lhe contatar, estou usando o blog.

    Fiquei muito contente ao saber antes de ter a minha moto que a sua fazia 43km/L.

    Minha Apache esta com 1750km.
    E acabo de fazer a media dela 34.65 km/L
    e eu procuro seguir o manual, naum passar dos 5 mil giros.
    talvez a minha fizesse menos mesmo, pelo menos 38 a 40, acredito que algo possa estar errado...

    a minha esperança é que ela tem poucos km, mas nem tao poucos, 1750 km.

    vou trocar de posto hj e coloco apenas aditivada.

    oque vc me recomenda pra melhorar meu consumo ??
    eu ando em media 45km dia, e naum passo dos 5 mil RPM, quando muito ando a 70km/h.
    e queria que ela fosse mais economica.

    me reponde por email para eu poder ver sua resposta.
    Ass: Elton Jorge
    eltonjca@hotmail.com
    Vamos manter contato, se vc puder dar umas dicas.
    pois eh minha primeira moto, ainda naum sei cuidar dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consigo ver vantagem em comprar uma 150 e não passar de 5000rpm... a minha comprei no inicio do ano e ainda não consegui medir com exatidão quanto ela ta fazendo mas eu dificilmente ando a baixo de 8000rpm com ela, volta e meia chego a 10000rpm e só não vou alem pq ela ainda não me permitiu. Vou trocar o kit de relação dela esta semana, ela esta com 24000KM, vou colocar uma corrente com retentor, um pinhão de 16 dentes e a coroa original, novos pneus e novo jogo de manetes e manoplas esportivas, depois vou colocar um adesivo protetor de tanque e de tampa de tanque que ja mandei fazer. Estor tentando colocar um pneu traseiro 120/80/18 mas não sei se vai ficar estavel e se vai ficar pegando no protetor de corrente. Tbm penso em colocar lampadas de led brancas e piscas de led.

      Excluir
    2. DETALHE: TBM É MINHA PRIMEIRA MOTO...

      Excluir
    3. Opa parceiro, tenho uma Apache vermelha, na qual também é minha primeira moto, a charmosa está com 34mil km, comprei de meu pai quando ainda tinha 29mil km. Tenho que trocar a relação dela, mas acho que vou por original mesmo, pois n manjo muito, e tenho medo de jogar dinheiro fora alterando isso. Atrás está um pneu borrachudo, mas como tá gasto irei colocar um pneu balão acho muito show. óleo, filtro, e filtro de ar troquei esses dias. E quanto as luzes, penso em colocar uma super branca ou um xenon leve, e nas meia luz laterais colocar as duas azul fortes, se n ficar legal vou colocar uma mascara negra, aqueles que colocar por cima, tipo um adesivo, afim de criar um visual dianteiro diferente pra ela hehe

      Excluir
  2. Hey, Seja bem vindo ao Blog dnovo!!
    Pensei que ja tinha abandonado!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Clebson estou na área ainda!
    A Apache está firme e forte, eu que estou relaxado com o Blog hehhehehhehe
    Mas prometo melhorar ;)

    ResponderExcluir
  4. COMPREI ESTA NGK IRIDIUM IX MODELO CR7EIX, QUAL FOI MINHA SURPRESA AO VER Q ESTA VELA NAO TEM UM PARAFUSO COMO A UR5DDC DA BOSH PORTANTO NAO DA ENCAIXE NA APACHE.
    SERIA BOM VC EXPLICAR SE VC ALTEROU ALGUMA COISA OU ATE MESMO SE NAO USOU ESTE MODELO REALMENTE EM SUA APACHE.
    FIQUEI DESAPONTADO JA QUE PAGUEI 60 R$ MAIS FRETE DESSA VELA QUE PROVAVELMENTE NAO TERA USO PRATICO PRA MIM.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mateus. Talvez tenha se esquecido deste detalhe. A vela Bosh tem um pino e essa que vc comprou é um pino mais redondo maior com um furo no meio né?
    Se for isto pegue um alicate segure a ponta da vela (onde é diferente da vela Bosh) e gire em sentido anti-horário. Verá que aquilo sai e embaixo parafusado está um conector igual a vela Bosh!
    Me retorna para dizer se deu certo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma Apache 13/14 coloquei (fiz um Cabo ibooster caseiro) dica do mecânico alemão, passei meu carburador p mecânico, tirei a tampa da entrada de Ar e coloquei uma gradizinlha de fonte de computador p entrar mais Ar a moto da fuando baixo, agora vou comprar a vela Iridium, vai ficar mais Top aínda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, tenho interesse em fazer isso na minha, consegue me explicar melhor? E essa questão da tampa, não zoa a longo prazo?

      Excluir