quarta-feira, 2 de março de 2011

Diário de bordo

Vou começar aqui um diário de bordo da minha Apache. Eu já deveria ter feito isto desde o dia que eu comprei-a a 9 meses atrás... Mas não deu, agora já começo atrasado mas é a vida né!
Bom semana passada voltando para casa na chuva (pra variar, eita verãozinho!!) fui dar uma buzinada e percebi que todo o 'glamour' da busina da Apache tinha sumido... Ela buzinava, mas mais fraco e mais feio...
 
Cheguei em casa e olhei a fiação da buzina. A da direita (lado da vela) estava com o fio meio 'amassado' porque o cabo da embreagem passa por ali e dá um aperto nela, pensei que tivesse rompido o cabo. Para testar tirei o terminal da buzina e tentei buzinar - a Apache estava muda! Nossa o problema era na OUTRA buzina... Bom ou talvez fosse na fiação da outra buzina não é mesmo?
 
Bom tirei a buzina da esquerda, liguei na fiação da buzina da direita e???? nada! Buzina queimada mesmo! que chato isso. A sorte que a Apache vem com 1 ano de garantia asterisco (não pode perder nenhuma das revisões de 3000 em 3000Km) e eu vou requerer uma outra buzina na garantia.

Engraçado isso, acho que essa buzina deve ser padrão. Eu não sei porque ela queimou, talvez da chuva mas acho estranho isso aí. Bom vamos esperar pra ver. Acho que seria barato se tivesse queimado fora da garantia, PARECE que é a mesma da CG (alguém confirma?).
 
Como desgraça pouca é bobagem, dois dias depois de queimar a buzina fui no mercado com um amigo meu (cada um com sua moto) para comprar uma carne e carvão para uma churrascada e na hora que fui tirar o banco para pegar a redinha e prender o saco de carvão adivinha?!?! O banco não sai mais! Nossa que brochante isso.. Pior que parece alguma coisa como se o cabo tivesse soltado um pouco e assim não consegue puxar a trava do banco. Mais uma coisa que a garantia vai ter que cobrir. O pior que eu tenho pena do pobre coitado que vai ter que dar um jeito de tirar o banco da minha moto, nem imagino como ele vai ter que fazer - e acredito que nem ele imagine heheheheheheh
 
Infelizmente eu fui um dos premiados com a Apache. Aos 39 dias com ela o motor de arranque apresentou um barulho estranho (tipo uma turbininha de avião) quando eu soltava o botão de partida. Não tive dúvida levei na CC, bati o pé e me substituiram o motor de arranque - levou cerca de 15 dias para o novo chegar.
 
Algum tempo depois o adesivo sobre o tanque apresentou uma bolha. Ficou feio aquilo e pedi outro adesivo. Essa história foi longa pois a CC aqui de Blumenau-SC onde tinha comprado a moto fechou e tive que ir para outra CC a 70Km daqui em Itajaí-SC. Este adesivo eu vou trocar agora em garantia semana que vem!
 
Por fim na segunda-feira desta semana, dia 28/02/2011 resolvi fazer um tira-teima com a Dafra. Acessei a página principal da Dafra e mandei um email perguntando exatamente assim:
"Sou um proprietário de uma Dafra Apache com 8000Km que já saiu da fase de amaciamento. Qual é a km recomendada para a troca do óleo lubrificante e qual o óleo recomendado pela Dafra?"
Dei uma de total "João sem braço" como você já deve saber se leu meu tópico anterior sobre óleo. A resposta da Dafra não poderia ter me deixado tão decepcionado:
"
Caro SR. Fabiano
 
A DAFRA Motos agradece seu contato. Informamos que a troca de óleo deve ser realizada conforme o Programa de Manutenção Preventiva, localizado na pagina 61 do manual do proprietário onde consta que a cada 1000 km ou a cada 6 meses -caso não atinja a quilometragem para substituição- o óleo deverá ser trocado.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento Dafra Motos.
"
Não dá para acreditar né? Então respondi o email com uma FOTO de um cartaz oficial da Dafra (olhe meu post do óleo) onde manda trocar a cada 3000Km. Sabe o que a responderam? Nada - a Dafra nunca mais entrou em contato comigo, mesmo depois de eu entrar em contato novamente por email com eles...
 
Isso é triste de uma empresa que quer crescer, faz propaganda em TV, traz uma super moto importada com um preço justo e não consegue treinar nem ao menos o funcionário que responde os emails...
 
Ainda bem que ela é uma TVS Apache e não uma Dafra Apache rsrsrsrsrs

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10 comentários:

  1. Amigo, aproveitando a sua experiência com a Apache, gostaria de saber se vc ja teve problema com o "balanço" da traseira (quando em alta velocidade) que ví algumas pessoas comentando e que foi resolvido com a regulagem do amortecedor para MACIO.
    Amanhã estou indo na cc pegar a minha e ja quero ir afiado e discutir e testar o máximo de ítens possível, se eu tiver raiva, vou tirar o juízo do loja tb!

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  2. Caro Clebson. Ouvi só 2 relatos disto (leio SEMPRE sobre a Apache) e as 2 pessoas que relataram isto tinham mudado o pneu traseiro original por um maior!
    Eu nunca senti esse 'balanço' e creio que você também não sentirá.
    Lembre-se siga o manual principalmente a parte sobre amaciamanento!

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  3. Olá, amigo!
    Fiquei feliz com a sua idéia de montar um blog contando todas as suas experiências com a Dafra Apache. Sou proprietária de uma Dafra Zig e tive alguns inconvenientes com ela assim que a adquiri, todos eles consistindo em "falta" de um apertãozinho aqui, ou uma "regulagem" ali, até uma substituição da bateria por uma zerada (minha moto possuía apenas 2100km rodados), enfim, nada que um bom mecânico de motos não conseguisse resolver. Me parece que, infelizmente, os projetos das motos Dafra e as peças utilizadas são de muito boa qualidade, mas falta um pouquinho mais de atenção na "montagem" e "teste" das motos logo assim que elas saem da montadora, porque apresentam problemas primários, que são, na maioria das vezes, facilmente solucionados por um profissional. Agora, com relação às trocas de óleo que devem ser feitas para o bom funcionamento do motor, creio que você não foi bem orientado. O e-mail que a empresa lhe mandou está corretíssimo, é extremamente recomendável que seja feita pelo menos a troca de óleo lubrificante a cada 1000km rodados ou, se não atingir essa quilometragem, a cada 6 meses. Quanto ao óleo, o mais recomendável é o específico pra duas rodas. Ex: Yamalube.
    Abraços!

    Larissa Delgado - Volta Redonda/RJ
    larissadelgado@uol.com.br
    http://dafra.forumais.com/forum

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  4. Larissa é o que eu penso exatamente! A Apache é um ótimo produto mas eu sinto que falta preparo da rede Dafra. Vejo muito comentários sobre o neutro que não entra ou dificuldade de passar de marcha - tudo coisa de um simples ajuste! E por aí vai.
    Acredito que com o tempo isso melhorará, até lá temos que nos contentar com fóruns e blogs ;) para troca de experiências!

    Sobre o óleo lubrificante: Eu concordo com você que trocar o óleo de 1000 em 1000Km é garantia de tranquilidade. Porém o que eu não concordo é que com 1000Km o óleo está novo ainda! A Apache tem um sistema de refrigeração do óleo (um tubo metálico preto que sai da frente do motor) que faz o óleo não 'ferver'. Para ter uma idéia eu andei 10Km na cidade (sem trânsito) e quando fui trocar o óleo o mecânico tirou o óleo com a mão e ainda mergulhou a mão dentro do óleo tirado da Apache para mostrar como ele estava morno!
    Olhando por outro lado a Dafra e TVS devem ter pensado *BEM* antes de anunciar trocas de óleo com 3000Km. Lá fora em outros paises a troca de óleo é feita com BEM mais quilômetros.
    Quanto a troca de óleo de 1000 em 1000 eu acredito que se criou um mito onde a Honda ganhava junto com a Mobil vendendo um óleo ruim (mobil preto SF) que tinha que ser trocado frequentemente. Que funciona funciona mas dá muito custo e pra mim muita dôr de cabeça.
    Vou fazer as trocas de 3000 em 3000Km como manda o manual e se der errado eu conto pra vcs hehehhehehehe
    PS.: Mas acredito que o engenheiro deva saber o que está fazendo - tomara!! rsrsrs
    Continue por aqui! Abraços!!

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  5. Enfim peguei a minha apache hj!!

    Já estou testando e ja comprovei, o pessoal da cc realmente não tem treinamento adequado, o que me entregou a moto hj, nem sabia que o banco podia sair e que cabia a "redinha"!!

    E ainda fui sorteado na entrega; uma das alças de apoio, estava visivelmente mais alta que a outra e fiz os caras voltarem pra trocar...
    De qualquer forma, ja estou tirando uma onda de Apache novinha, na segunda inicio o processo do emplacamento!

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  6. Olá Fabiano!!
    Parabéns pela iniciativa.
    Pretendo comprar uma moto este mês e estou pesqusasndo. Vi a Apache na rua e pelo visual ela já me conquistou. Então vim atras de informações. Vi em muito foruns muita informçao negativa sobre ela e Dafra em geral. Porém, vi muita seriedade em seu blog e penso que é uma opinião que realmente vale ser levada em conta.
    Para acabar com minhas dúvidas, me responde trê perguntinhas, por favor.
    1.entre marcas diferentes vc preferiria a Apache ou aYbr?
    2.entre "mesma" marca Kansas ou Apache?
    3.Hj,depois das suas experiencias como ela, compraria novamente a Apache?
    Muito Obrigado

    Alexandre Padilha

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  7. Olá Alexandre Padilha!
    Olha o que acontece com a Dafra e a Apache é um problema do passado. Quando a Dafra COMEÇOU a vender a Speed e a Kansas elas tinham uma qualidade péssima. E venderam bastante porque na época tinha comercial na TV com o gugu, revistas, etc etc...
    O que aconteceu é que MUITA gente caiu de pau em cima da Dafra no procon, concessionárias fecharam e foi o caos. Isso causou uma mancha na história da Dafra.
    HOJE a Speed e principalmente a Kansas são bem melhores e não tem mais esses 'defeitinhos'. Mas a mancha ficou!
    Todo mundo que você conversar vai te dizer "Compra Honda ou no máximo Yamaha porque o resto não vale nada" - só que a maioria que diz isso nunca viu uma Apache por exemplo.
    A Apache é a parceria com Dafra e TVS da índia. Na minha Apache por exemplo não tem nenhum adesivo da Dafra - é tudo TVS! (Não sei hoje como é).
    Outra coisa: Vá em uma concessionária e veja o painel da Apache, olhe as pedaleiras, sente em cima e veja a suspensão, olhe os espelhos!!! Depois vá em uma concessionária da Honda e sente em uma Honda Fan - não tem comparação a QUALIDADE das peças. A Apache é MUITO mas MUITO superior a Honda Fan/CG! Isso explica porque as peças também são mais caras - porque são melhores.
    Sobre as perguntas:
    1) Eu não conheço suficientemente bem a YBR para poder falar dela! Mas eu não ligaria para marca.
    2) Compre a moto que você gostar não importando a marca. Se gosta da Apache compre-a, se preferir o estilo da Kansas pegue-a! Eu particularmente não gosto do estilo da Kansas então vai do gosto.
    3) Sim com certeza! A Apache é um negócio da china! Custa mais barato que uma Biz +!! Se comparar com uma Honda Titan 150 EX (modelo top) ela é praticamente R$1000 mais barata, o que significa que estará andando em algo melhor e se cair ainda é mais barato que comprar uma Titan EX! O consumo dela é maravilhoso também. Cara vá em uma concessionária ver a Apache de perto, olhe na qualidade das peças que te falei. Tenho certeza que você compra-lá - depois venha aqui denovo e me diga isto rsrsrsrs
    Abraços!

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  8. Fala Fabiano!!1
    Rapaz, esqueci de menecionar no meu post anterior que já havia ido na ccm com o objetivo de comprar uma Kansas, depois da conversar, o funcionário, disse que infelizmente ela não tava ativada pra ue dar uma volta, mas que a Apache estava..ai fui dar uma voltinha...Cara foi ai que veio a dúvida!!! Adorei a estabilidade, conforto e sensação de segurança. ela larga muito bem! Foi ai q comecei a pesquisar sobre ela e encontrei seu blog. Muito bom por sinal!! Fico lendo suas histórias, dá vontade logo de comprar uma...rsrs.
    Agora tô na dúvida....não sei se me torno um kanseiro ou um apacheiro.
    Mas, pensou que a Apache ainda tras masi segurnação com relação a peças que a kansas...
    Um forte abraço!!
    sucesso pra vc!
    qlqr coisa posta ai mais uns "toques"...
    Alexandre Padilha

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  9. Antonio
    Vai de Apache mesmo eu tenho a minha e não mim arrependo, ótima moto confortável e segura

    Santana junior
    Bahia

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