terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Apache não gosta de frio!

Pelo menos a minha...
Quando comprei minha Apache (em 02/06/2010) a temperatura já era mais baixa aqui no Sul (Blumenau-SC). Cerca de 15 dias depois fui 'agraciado' com toda a força do La niñha que esfriou a água do mar, o ar e eu na minha motoquinha...

Bom, passados 15 dias da compra da minha moto me vi super decepcionado sempre que precisava ir trabalhar de manhã cedo. Ligava a moto e simplesmente ela não tinha força, nem para subir o giro! Se tentasse subir o giro mesmo que devagarzinho morria. Não tinha jeito, eu acabava por ficar até 4 minutos aquecendo o motor para daí sair e mesmo assim engasgando! Nossa é brochante você comprar um produto novo, 'moderno' (Carburador?!) e ficar olhando o povo ir embora com as suas motinhas velhas e eu lá esperando a moto esquentar...

Bom fui reclamar na CC e me deram a resposta padrão número 1: "É normal"... Uma semana depois fui lá denovo e bati o pé que não era normal e queria solução. Bom, o rapaz então se dispos a abrir o carbudador e mudar o nível da agulha para o carburador 'gastar mais'. Depois disso a moto melhorou bastante! Mas duas semanas depois fui lá e encomodei denovo e eles mudaram mais um nível da agulha e melhorou mais ainda! E não só isso, a cada mexida a arrancada da moto era mais rápida e o torque era maior!

A outra melhora vem de um ajuste fino na mistura ar-combustível feita por mim mesmo - infelizmente ao ter uma moto e até mesmo um carro você tem a obrigação de saber o mínimo do mínimo de mecânica.



O parafuso em amarelo é o da regulagem da mistura. Girando em sentido horário a macha lenta subirá e entrará mais gasolina. Girando em sentido anti-horário deixará menos gasolina passar. No inverno é bom que mais gasolina passe.

Após a regulagem da mistura a moto ficará mais acelerada, use o parafuso em vermelho para regular a marcha lenta. A fábrica recomenda qualquer coisa entre 1300 e 1500rpm. Eu particularmente prefiro mais do que menos.

E por fim a super dica: Se vc abrir demais o parafuso e ele deixar passar muita gasolina, quando o motor estiver quente a marcha lenta oscilará - Vai subir, descer, quase morrer, subir - tudo isso em questão de 1 minuto. Se isto acontecer você deve diminuir um pouco a quantidade de combustível.

No inverno (e menos no verão) é aconselhável dar uma pré aquecida no motor da moto. Isto a faz ter uma vida útil mais longa e menos desgaste do motor (principalmente ovalização do cilindro). O ideal é ligá-la e escutar a marcha lenta, quando o barulho mudar (subir) pode ir!

Existe a opção de trocar a vela para uma vela de iridium. Mas isto testarei primeiro antes de aconselhar!

Me ajude a ganhar uma Apache nova para eu refazer o blog desde o começo! Clique AQUI e depois no botão "VOTAR". OBRIGADO!!!

34 comentários:

  1. Bacana saber, pena que não dei conta de mexer o parafuso da mistura! Muito apertado!

    ResponderExcluir
  2. Cara muito estranho pois o meu eu praticamente consigo mexer até com a unha nele - claro só não é prático.
    Tenha certeza que está tentando regular o mesmo parafuso ou senão leve na CC e peça para eles regularem enquanto você olha. Eu nunca vi nenhum parafuso de mistura nem de carro nem de moto que não se movese. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá.. tche, muito legal teu blog. vou passar a acompanhar.
    Me adiciona no msn para sanar algumas duvidas sobre a Apache.
    Valeu
    die_cruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Você excluiu o meu comentário...que feio hein?

    ResponderExcluir
  5. Sim é que dizia que a imagem estava errada. E agora eu corrigi a imagem. Pensei que isso pudesse confundir alguém que viesse depois lêr o blog!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo!!
    Estou lendo todos os seus posts, rsrs...mas... a Apache não tem "afogador"? Me desculpe a ignorância, já que não possuo uma, mas estou pra lhe dizer que ele é um botão/alavanca utilíssimo, uma vez que proporciona uma rápida aceleração do motor em marcha lenta ou neutra, diminuindo consideravelmente o tempo que você precisa esperar para a moto aquecer. Com isso, a moto não fica "morrendo" e você não abusa da bateria, correndo o risco de arriá-la. O manual adverte para não sair com a moto enquanto o "afogador" estiver acionado, mas andar só um pouquinho com ela, só até a primeira parada total no seu trajeto (quando então se torna necessária a desativação do "afogador", porque a redução para a primeira marcha ou achar o neutro torna-se difícil) é uma boa para esquentá-la de vez. Se a sua moto algum dia voltar a ter esse problema...

    Abraços!!

    Larissa Delgado
    larissadelgado@uol.com.br
    http://dafra.forumais.com/forum

    ResponderExcluir
  7. Olá Larissa! Seja bem vinda e continue voltando sempre viu!! rsrsrs
    Sim a Apache tem afogador porém o engenheiro que o projetou não foi muito feliz. Ele fica no punho esquerdo e o problema é que ao puxar o afogador se você soltar ele volta quando você solta! Isso é muito ruim...
    Como eu moro em prédio eu uso uma 'técnica' para dar uma pré-aquecida nela. Eu ligo-a em ponto morto, boto ela no lugar para sair e então deixo ligada enquanto eu boto a jaqueta de chuva (pois aqui no sul é friozinho de manhã mesmo no verão), boto a mochila nas costas e ponho o capacete.
    Esse 'ritual' demora cerca de 1 minuto, tempo que o cabeçote fica morno e a Apache já sai bem. Na realidade ela sai bem sempre agora, a diferença é que fria tem que dar um 'girozinho' a mais no motor pois a potência é um pouquinho menor. Mas ela não morre não!

    ResponderExcluir
  8. Taí, mais uma dica interessante!!
    Minha Apache ja está com 250km, e ja estou enfrentando esse problema da partida matinal, e aqui na minha cidade nem faz frio, no máximo a noite a temperatura fica em 23 ou 24º.
    Vou aproveitar hoje pra conferir isso, pois nesses 6 dias, apenas um dia ela demorou um pouco mais pra ligar, fez exatamente com vc descreveu, sem força pra ficar ligada, nas outras manhãs, ela liga e não manteve o rpm de 1ª e logo sem seguida ja ficava boa.

    ResponderExcluir
  9. Talvez essa regulagem da mistura seja a solução pro problema da rotação, pois logo de manhã com o motor ainda aquecendo, o rpm fica onde eu determinei; "1500", porém, ao chegar no trabalho, 15 km depois, percebo que quando em Neutro, o motor realmente oscila, fica entre 2000 e 2500, mas isso pq eu mesmo ja regulei a aceleração.

    No dia que saí da CC, parecia que era eu quem tava afobado no sinal, a moto parada e o rpm oscilando entre 2500 e 3500.

    Embora eu tenha regulado apenas a aceleração, o motor frio fica quase constante em 1500rpm mas, ao chegar em casa, a rotação fica sempre acima de 2000rpm.

    De qualquer forma, essa é A MINHA primeira moto, passei os últimos 5 anos em uma FAN 125 da empresa, rodei quase 100000km e até agora estou muito satisfeito com a Apache.

    Depois da minha regulagem de mistura, eu volto pra deixar o resultado.

    ResponderExcluir
  10. Oi Clebson!
    A sua lenta está meio alta! Regule ela com a moto 'em pé' - sem estar no cavalete nem apoio. Quando fria ela deve ficar ali em 1100 ou 1200rpm pq depois que esquenta ela sobe pra 1500 mesmo!
    A minha acontece de parar e ficar em 2000rpm e depois de uns segundos cai para 1500 - isso é bom. Essa regulagem DA LENTA tem que ser BEM precisa, girar BEM devagarzinho e andar, tente regular ao longo dos dias mal mexendo - verá que ficará bom!
    Sobre a mistura: Ela só está 'gorda' (muito rica) se ao parar a lenta ficar oscilando pra cima e pra baixo em intervalos de coisa de 10 segundos. Senão é a lenta que tá alta mesmo.
    A sua moto é difícil de ligar e sair andando depois de 30 segundos esquentando? ela fica pifando? Se for isso é mistura pobre, eu não lembro direito mas para engordar eu ACHO que tem que girar em sentido anti-horário.
    Testa e me conta! Abração!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Fabiano, eu tenho uma apache e gostaria de saber um pouco sobre a regulagem do carburador:
    Ao regular a relação Gasolina/ar, se tem algum resultado com relação à velocidade final???
    bom, aqui em Recife, ainda ñ enfrento o problema d'ela se apagar ñ, pois aqui faz muito calor, então o problema d'ela fria é só aí pro lado do sul mesmo, mas o blog tá show de bola, vou acompanhar sempre.
    Um abraço.

    Clayton Caetano

    ResponderExcluir
  12. Clayton a princípio não tem relação com velocidade final não, só com um pouco de torque de arrancada dela!
    Obrigado pelos elogios, volte sempre!!

    ResponderExcluir
  13. E quando está muito frio, já tentou trocar o óleo tipo 20w50 por um 15w50, para climas mais frios?

    ResponderExcluir
  14. eu tambem tenho uma apache 150 me vejo com o mesmo problema,ja limpei o carburador continuou na mesma,mas ai mexi na regulagem de mistura e ficou boa,

    ResponderExcluir
  15. amigo, saberia me informar qual a regulagem padrão de fabrica da apache? quantas voltas aberto? obrigado

    ResponderExcluir
  16. De uns dias para cá quando ligo minha apache fica um barulho de alguma coisa bantendo dentro do motor por uns 10 segundos, depois pára. A impressão que dá é que o óleo não subiu ainda e surge o barulho. Tenho a impressão que o óleo tá sendo consumido muito rápido também. Alguma dica?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quando o motor ta frio faz um barulinho mesmo, por isso tem q deixar motor aquecer 1°, pro oleo subir. O oleo nao e consumido so serve para lubrificar, a menos que teva vazando(pode verificar no local q estaciona normalmente se tem alguma marca). Coloca a motoca no cavalete, num lugar nivelado, e olha o nivel de oleo (com o motor frio).

      Excluir
  17. Oi Fabiano,
    Cara estou passando por esse mesmo problema; quando o motor esquenta e paro no farol, o rpm dela fica em 3.000. Eu fui girando o parafuso da mistura sentido anti-horário, ele está rente com a parede do carburador, o seu está assim tb? Estou com medo de ter girado muito. Valeu

    ResponderExcluir
  18. comprei a minha usada e todo dia que estava frio era um pouco dessa briga, ai abasteci com gasolina podium ou aditivada e melhorou.

    ResponderExcluir
  19. amigon, as vezes vc nao precisa mexer na mistura, deixando ela um pouco mais acelerada ja resolve, a sua esta com 3000rpm sem acelerar, deve estar apertado o parafuso que mexe na borboleta do carburador, na foto do amigo ai em cima eh a que esta circulada de vermelho.....gira ela para esquerda devagar e vai regulando a rotação

    ResponderExcluir
  20. o marcador da minha apache estar piscando o que fazer amigo??

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE, O MARCADOR DE COMBUSTIVEL DA MINHA APACHE FICA PISCANDO DIRETO MESMO COM COMBUSTIVEL, ALGUEM SABE ME DIZER QUAL O PROBLEMA ...
    me envie por e-mail clebertinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite.....
    quero fazer parte dessa comunidade APACHE ....ok

    ResponderExcluir
  23. Senhores.
    O marcador de nivel de combustivel da minha Apache 2013 está piscando no nível máximo e não está medindo nada, alguém ja passou por isso?
    sabem como resolver?
    obrigadooooo

    ResponderExcluir
  24. a minha entra entra em neutro entre qualquer marcha d vez em quando isso acontece ja levei na concecionaria falaram que tava tudo ok mas o problema continua nao é sempre que acontece umas 2 ou 3 vezes por dia alguem ja teve esse problema?

    ResponderExcluir
  25. Duas dicas para quem curte como eu a APACHE RTR 150:

    1-BOIA: do tanque, quando parar de marcar e ficar piscando no mostrador, se quiser, dá para concertar a boia do tanque, fácil, fácil. Basta retirar o tanque, retire a boia e desmonte ela, é só soltar a chavetinha que fixa o eixo da mesma e você fica com a resistência bem a vista. O que acontece normalmente é que com a trepidação e o sobe e desce da boia, acaba fazendo um pequeno movimento na chapa de louça (branca) e rompe os dois contatos que unem o circuito impresso aos dois fios (aconselho ao soldar a mesma, usar um fio bem fininho e ao derreter o estanho alongar mais uns 2 mm. a solda. Feito isso, é só remontar e voltará a funcionar normalmente.

    2- FAROL: deixa de funcionar a alta e baixa e a posição luz + forte:
    Retire a carenagem do farol completa e troque o relé que está fixado dentro de uma capa de borracha. O relé original é importado, a Honda CB300 usa um igual, mas vá a uma autoelétrica ou autopeças e pergunte pelo mini relé auxiliar e reversor marca "DNI" Ref. DNI 0134,
    paguei 8,00, o preço fica daí até uns 15,00 dependendo da loja. A marca tem certificação ISO 9001/00.
    E assim vamos rodando e fazendo inveja aos alienados que andam de Honda ahahah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to com o problema de marcador de combustível, como acabei de comprar vou levar na concessionara mas se não derem jeito vou fazer o que você falou. Valeu!

      Excluir
  26. como mudar o nivel da agulha para o carburador.

    ResponderExcluir
  27. Minha apache quando esquenta ela para gostaria que alguem me ajudase por favor

    ResponderExcluir
  28. Minha apache quando esquenta ela para gostaria que alguem me ajudase por favor

    ResponderExcluir
  29. Por volta de 5:30 da manhã quando ja estava na pista minha apache começou a falhar pensei que estivesse pedindo reserva mas não, então ela morreu e voltei a ligar ela pensei que tinha ficado normal mas quando eu forçava um pouco ela ficava querendo morrer sem força. Normal isso?

    ResponderExcluir
  30. Opa! tenho uma Apache 2012, sou o único dono, faço revisões uma vez ao ano, mas em oficina, não entendo muito de mecânica de moto... de uns dias para cá ela não pega de 1a, mas não é sempre e o interessante é que pela manhã ela liga bem, o problema sempre se dá na hora do intervalo do trabalho, ao meio dia, ela liga e desliga umas 3 vezes, lá na 4a vez é que a partida funciona...pode ser a bateria perdendo força? essa bateria já tem 2 anos e meio...
    abraço

    ResponderExcluir