O manual da Apache pede um óleo de classificação 20W50 api SG Jaso MA.
Mas o que isto significa?
O 20W50 no nome significa a viscosidade do óleo a quente e a frio. Neste caso ele tem viscosidade a frio de 50 (grosso) e quando aquecido passa a ter viscosidade de 20, ou seja possui mais do que a dobro da fluidez. É como se a frio o óleo fosse viscoso como ele é na embalagem e quando quente ele escorre como se fosse água - isto é só um exemplo.
A API SG é uma classificação de define basicamente a qualidade do óleo. A letra após o "S" (no caso é o "G") indica um óleo mediano. Quando maior a segunda letra melhor o óleo! O melhor óleo para motocicletas hoje é a classificação SL.
Normalmente apenas motocicletas de baixa cilindrada utilizam óleos de especificação SF e SG. O maior motivo para isto é o custo e o fato das trocas de óleo serem muito curtas normalmente.
Além da classificação SL temos as mais novas SM e SN mas estas não entram em conformidade com o JASO MA. JASO MA é uma definição onde o óleo PARA MOTOS não tem aditivos que reduzem ainda mais a fricção das partes móveis banhadas por ele. Isto é necessário pois como o óleo do motor é utilizado também para banhar a caixa de marchas e a embreagem se houvessem estes aditivos redutores de atrito a embreagem teria sua vida útil comprometida. Como todos os óleos SM e SN atualmente possuem estes redutores de atrito nenhum deles é compatível com o JASO MA e portanto não podem ser utilizados no motor da Apache.
Mas qual o melhor óleo? A recomendação da Dafra é que usemos o óleo Selènia SG 20W50. Eu particularmente ouvi rumores que este é o óleo recomendado pois a Fiat tem parceria com a Dafra na sua rede de concessionárias e como o óleo Selènia é fabricado pela Fiat podemos entender porque ele é o óleo recomendado...
Bom há diversos bons óleos mas o que eu encontrei como o melhor custo benefício é é o Yamalube SL 20W50. Além da viscosidade ser compatível ele tem classificação SL muito superior ao SG que o fabricante recomenda. Geralmente ele custa em torno de R$4 a R$7 a mais que o Selènia e a mim trouxe algumas vantagens:
* Partida a frio mais suave;
* Trocas de marcha mais fáceis e suaves;
* Funcionamento do motor mais liso, com um pouco menos vibrações;
* Pequeno aumento de potência;
Agora as dicas:
* Troque o óleo a cada 3000Km. É a recomendação do fabricante, mesmo um óleo melhor não significa que você pode estender as trocas de óleo já que o que define a troca é o projeto do motor;
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A esmagadora maioria das concessionárias e 'oficinas' recomendam a troca de óleo a cada 1000Km usando o famoso Mobil da embalagem preta. Não faça isso! O Mobil da embalagem preta é classificação SF, pior que o mínimo recomendado para a Apache - que já é ruim... Em segundo lugar a Apache diferente de outras motos possui sistema que refrigera o óleo, filtro de óleo e o parafuso do óleo possui um ímã que prende as limalhas de ferro do motor. Por estes motivos não perca dinheiro - use Yamalube, troque o filtro e faça trocas a cada 3000Km!
* Sempre troque o filtro de óleo! Se não achar o filtro original o filtro da Yes/Kasinski é compatível e na minha região custa R$5;
* Verifique o nível do óleo semanalmente;
* Ao ligar a moto aguarde um pouco até o motor pré aquecer antes de sair principalmente se for pegar uma estrada rápida como uma BR. Isto faz o motor ter uma maior vida útil. No inverno o ideal é ligar a moto e deixar ela em ponto morto até a marcha lenta subir sozinha e ficar mais estável. Geralmente isto leva entre 2 a 3 minutos quando a temperatura do ar está abaixo de 10 graus.
Espero que tenham aproveitado!
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Pra mim quem fabricava o óleo Selênia era a Petronas e não a Fiat, que não fabrica oleo algum.
ResponderExcluirO que quero dizer é que ouvi rumores. De alguma forma a Fiat tem parceria com a Dafra e tem esta 'conexão' com o óleo.
ResponderExcluirQue eu saiba a Dafra é do grupo ITVA (Itavema motors) que é um grande grupo de concessionárias ligado a FIAT, mas nao apenas a essa também é ligada a Volkwagen e Peugeot ( ITVA France).
ResponderExcluirSrs proprietarios muita observação no quesito oleo do motor pois na verificação do suporte do bujão do oleo do motor da minha apache verifiquei um parafuso desapertado, aproveitei o aperto e resolvi drenar o oleo para minha surpresa a capacidade de 1000 ml - 1 litro só tinha 700 ml no carter.
ResponderExcluirSempre tive reservas com relação ao uso de óleos sintéticos em motos com embreagem banhada, por conta justamente de sua ação na embreagem. A Honda desde janeiro lançou no mercado o óleo 4T SAE 10W-30 semi-sintético API SJ/JASO MA. O fato de ter especificação JASO MA foi o sinal verde pra mim. Estou usando este óleo já há 300 km e os resultados foram surpreendentes, principalmente no câmbio com engates mais precisos e suaves. E olhe que detectei a qualidade duvidosa do Selênia recomendado desde cedo e passei a fazer testes com outras marcas, tendo encontrado os melhores resultados no Repsol 20W50 SJ 4T e no Yamalube SL 20W50 e Havoline Super Motorcycle Oil 4T SAE 20W50 SL, que são o mesmo produto.
ResponderExcluirUsei o selenia somente nas duas primeiras revisões só uso o Yamalube agoora muito boom Rumo aos 17.000km
ResponderExcluirahhhhhhhhhhh como eu queria ter lido isso uns 500 km atras
ResponderExcluircoloquei o mobil!recomendado pelo mecanico, ahhh q droga minhas machas caem sozinha e no neutro direto
cheguei ate a regular a embreagem mais nd deu certo
to indo agora troca o oleo
Vlws!
Vou botar o Yamalube.. ja todo a 18mil com o Selenia pqp!
ResponderExcluirÓtimo blog e muito bem comentado sobre o oleo,varias informações super uteis.
ResponderExcluirEu nao tenho um apache,mas acho muito bonita essa moto,tenho uma YBR 2008.
O q me trouxe a esse forum foi esse topico do oleo,no começo eu sempre trocava de 1000 em 1000 até q li no manual a recomendação de 3000km e faz uns 30.000 km q ando trocando assim.
minha moto tem 120.000 km e tá firme e forte.
Tambem uso Yamalube por ser o melhor custo-beneficio e por já estar acostumado com ele.
OBS IMPORTANTE: trocando de 3000 em 3000 km o oleo naturalmente abaixa(pelo menos na minha YBR) então eu recomendo a verfificação do nivel diariamente ao fim do dia e completanado.
cuidando bem teremos boas motos.
Abraço a todos e prudencia no transito!
Rapaz! parabéns por esta postagem! eu queria muito entender sobre óleo de motor e sempre procurei algumas informações satisfatórias que realmente me explicasse como funciona o óleo do motor na Apache ou em outra moto! e qual seria o melhor deles! e principalmente o lance do API que eu queria entender muito e nunca consegui, e minha sorte troquei o óleo hoje coloquei o Yamalube 20W50 API SL e JASO MA 3.000KM, estou sem palavras agora e muito impressionado! que Deus te abençoe e te recompense por ajudar a todos nós! abraço!
ResponderExcluirgalera vo faser revisao esses dias de 3000 km seraq posso compra o oleo e manda eles colocarem esse YAMALUBE vou ter que coloca em outro lugar? como funciona eles colocao esse Selènia e dpos vo em outro luga coloca o YAMALUBE ajudai
ResponderExcluirEsse negocio de trocar oleo com 1000km, e invenção de mecanico que não tem o que fazer, pois em nenhum manual de moto existe a indicação de troca a cada 1000km, apenas a primeira troca ocorre aos 1000km, apos isso existem espaços de tempo ou quilometragem para realização do mesmo.
ResponderExcluirSe uma concessionárias, esta indicando a troca a cada 1000km, significa que não confiam em seus motores e estão pondo em xeque todas as etapas de desenvolvimento e pesquisa empregados no projeto.
Eu vi um lubrax essencial recentemente em um posto e observei que sua especificação era a seguinte 20w50 api sl jaso ma,pelo que vi essas caracteristicas são bem recomendadas neste blog,mesmo assim ele não é recomendado em nenhuma oficina onde passo e ainda é bem barato custa de 11 a 12 reais,alguem sabe pq?eu acho que há um preconceito com nacional ou é simplesmente questão de lucro.
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua ajuda amigo blogueiro.tenho uma apache ela ta com 13.000km e só agora vou usar o óleo certo yamalube.Um grande abraço,é de blogs assim que precisamos.
ResponderExcluirObrigado a você caro amigo anônimo. São comentários como este que me ajudam a continuar postando. Volte sempre!
ResponderExcluirTroquei hoje o oleo da minha apache, coloquei o yamalube 20-50 e o filtro da Yes, o resultado foi imediato as tocas de marcha ficaram muito mais suaves, feliz de mais com a "Danada"(nome que dei pra ela). O oleo saiu por R$13,00 e o filtro por R$7,00, a moto tá com 9800 KM ela é 10/11 mas ando muito pouco.
ResponderExcluirCara muito obrigado msm, eh como a maioria disseram, sempre tive duvidas em relação ao óleo da apache.. A partir de agora so vou usar esse na yamaha.. vlww
ResponderExcluirDepois que tô usano yamalube minha Apache tá fazendo inacreditaveis 42km/litro.
ResponderExcluirOlá pessoal,
ResponderExcluirOlha só, eu troquei o óleo da minha apache, utilizei o Yamalube SL 20W50 e com isso sempre que vou liga-lá ela fuma por uns 2 minutos enquanto o motor esta frio e depois para, o engraçado é que ela nunca fez isso. Alguém pode me dar alguma dica do que pode ser?
Olá pessoal,
ResponderExcluireu tenho uma apache 2010/2011, viajei de Recife para BH e notei ao observar o nível do óleo baixando muito se não tivesse ligado teria fundido o motor velocidade q eu andava aproximadamente 100 a 110 km/h. Agora indo de casa para o trabalho mesmo com cabo enrolado não baixa e a moto não está fumaçando, alguem sabe me explicar se isso é normal ou a mototá com algum problemas??? abçs.
uso lubrax essencial 20w50 na minha TENERE 250. Sem problemas,,,
ResponderExcluirOlá Pessoal,
ResponderExcluirGostaria através deste espaço, demonstrar a todos a minha grande satisfação em adquirir esta maravilhosa motocicleta, comprei a minha Dafra Apache a 1 ano e a moto está com 10.000 km rodados e até agora só alegria...A moto é super completa e muito macia, muito bonita, não me arrependi nem um pouco em compra-la, pois na época queria adquirir uma YBS black Edition que achava muito bonita, mas agora essas motos CG e YBR para mim são verdadeiros LIXOS !!! duras e peladas de acessórios, a unica vantagem é que as peças que são faceis de achar...mas NUNCA MAIS, quero uma CG ou YBR na minha vida depois desta moto. Onde paro com ela chamo a atenção porque ela é meio gordinha parecendo uma moto de maior cilindrada. Muito Feliz com a minha motoquinha...Abcs..
Ola Pessoal,
ResponderExcluirEm um sabado a noite voltando do trabalho com minha Apache, a corrente escapou com um estrondo, parei imediatamente, coloquei a corrente de volta em seu lugar e voltei a andar com ela, porem percebi que o ronco do motor tinha ficado mais grosso, como o de motos grandes, alguns quarteirões depois parei a moto para pegar minha namorada, então percebi algumas gotinhas de óleo no chão, quando cheguei em casa a moto pingava óleo da parte de baixo sem parar, mas não dava pra ver de onde vinha pois, ela estava toda encharcada de óleo por baixo, logo fez uma poça no chão. No outro dia eu e e minha namorada lavamos a moto para limpar o óleo e ver se descobríamos de onde vinha o vazamento, porem não vazava mais, fui checar o nível de óleo e não havia mais nada. Não faço ideia do que pode ter acontecido, estou muito preocupado, pois como hoje é domingo, não pude leva-la a nenhum mecânico, estou preocupado caso possa vir a fundir o motor ao leva-la ao mecânico, espero que de tudo certo, se alguém tiver alguma ideia do que pode ter acontecido, por favor me ajude a entender, desde já agradeço a atenção! Abçs...
Com a saída da corrente, que deveria estar muito frouxa, pode ter estourado o retentor de oleo do eixo do pedal de marcha. E por ali vazou todo o óleo. Ela tem que ser rebocada até uma oficina. De maneira nenhuma pode levar ela assim, sem óleo.
Excluirola Pessoal!
ResponderExcluirGostaria de saber qual a marca do filtro da oleo da apache ?
Pode usar o mesmo da Suzuki Yes 125.
ExcluirAlguem aí tem o manual da apache rtr 2010 em pdf ou outro formato para me enviar? Comprei uma de segunda mão e o dono não tinha mais o manual. Obrigado.
ResponderExcluirOlá Pessoal, muito boa noite!
ResponderExcluirTenho muita dificuldade de achar assuntos relacionados a Apache na web, a melhor informação que obtive da apache foi aqui neste blog e vejo que tem um bom tempo que não é atualizado. Tenho dúvidas da Apache que não consigo achar uma resposta. Por esse motivo estava pensando em criarmos um grupo de discursão sobre a Apache, para que assim um compartilhe com os outros a própria vivencia com a moto, sua experiência e outras coisas relacionado a Apache.
Obs: É uma sugestão, o que acham?
Bom dia pessoal! Excelente explicação, tinha muitas dúvidas a respeito da quilometragem na hora de trocar o óleo, muitos me diziam que eu era doido, mas agora estou bem mais tranquilo, vou continuar trocando de 3000 em 3000 km, muito obrigado
ResponderExcluirBom dia pessoal! Excelente explicação, tinha muitas dúvidas a respeito da quilometragem na hora de trocar o óleo, muitos me diziam que eu era doido, mas agora estou bem mais tranquilo, vou continuar trocando de 3000 em 3000 km, muito obrigado
ResponderExcluirtenho uma apache. vai completar agora 50.000km
ResponderExcluiresselente moto.
tenho uma apache. vai completar agora 50.000km
ResponderExcluiresselente moto.
Minha apache acabou de virar 17.000 ela é ano 11/12 preta. Excelente moto, porém as marchas estão enroscando muito, difícil de achar o neutro e a marcha escapa sozinha. Vou colocar esse óleo que o nosso amigo no blog recomendou e ver se resolve esse problema. Obs, as Honda 150 ficam pra trás, rsrs
ResponderExcluirMuito obrigado pela dica. Hj eu troquei o óleo e coloquei o Yamalube Sl e a diferença foi imediata. Resolveu os problemas com as marchas e ainda o motor ficou bem mais forte. Esse óleo fez milagre a minha apache
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA minha ta com 84.000Km e desde os 40.000Km uso o mobil 15w50. otimo óleo, e nunca abri o motor.
ResponderExcluirAmigos, comprei uma Apache 2013..
ResponderExcluirOque vcs me dizem delas, ? São realmente boas ????
Obrigado
tenho uma ha 2 anos nunca me deixou na mão, filtro de óleo de ar, relação encontro fácil em Recife, então bem vindo ao mundo dos apachonados.
ExcluirExcelente moto. Vendi a minha mas ja estou com saudades. Eu fazia vários passeios ela em Estrada e cidade tbm.Nunca me deixou na mão. Só me dava alegrias pois além de ser bonita ainda dava pau nas Honda.
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirSou Marcos
Tenho uma Apache 2010.
Gostaria de saber se é só 1 litro de óleo mesmo na troca , pois na vareta não dá nivel!
Vc coloca um litro, liga a moto espera esquentar +- 15 min, desliga espera 2 ou 3 min e verifica se estiver no máximo deixa se não complete até o nível máximo.
ExcluirWlw.
ExcluirObrigado
Alguém sabe me dizer se o óleo Moto Gold 4 Pai sl — Jaso Ma2 da Enf,é bom?
ResponderExcluirAPI SL fabricado pela Elf
ExcluirIMPORTANTE:
ResponderExcluirVI VIDEOS ENSINANDO A TROCA DO ÓLEO DA APACHE 150. NELES O NIVEL DO OLEO É VERIFICADO SEM ROSQUEAR A VARETA. MAS NO MANUAL DIZ QUE PARA VER O NIVEL, DEVE-SE ROSQURAR A VARETA. QUAL O CERTO??
Meio desconfiado ..caixa baixo..troquei de carro e pra não ficar sem moto comprei uma apache preta 2011.. moto excelente ..bateu de 10 na Honda fan que tinha antes .. surpreendeu...agora questão da troca de óleo acho certo trocar a cada 2 mil km ..pra evitar problemas..
ResponderExcluirTop essas dicas, sucesso amigo.
ResponderExcluirEu estava com dúvidas sobre qual óleo usar, acabei entrando no site e vendo as melhores opções... Muito obrigado
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