domingo, 17 de abril de 2011

Minha re-revisão de 9500Km

Bom se você acompanha o blog sabe que fiz a revisão da Apache com 9000Km e fiquei para voltar lá e acabar a revisão depois que a buzina da garantia chegasse e mais um monte de coisas...

Pois bem fui lá na quinta-feira desta semana! Saí de casa cedo, pedi 1 dia de folga no trabalho e me dirigi a Itajaí (75Km de distância). Cheguei lá as 8h20 e desta vez o mecânico não só já estava lá como também já estava mexendo em uma ZIG.

Bom, cheguei me apresentei e tive que aguardar para que ele terminasse o concerto da ZIG. Isso foi até umas 9h30. Chato isso já que eu tinha agendado o concerto para 8hs da manhã mas tive que esperar até 9h30 - tá certo que cheguei atrasado 20 minutos mas como também tinha tirado o dia de folga para isto resolvi 'relevar' o caso...

As 9h30 o mecânico começou a colocar minha Apache no elevador da mecânica, como vi que ele estava se enrolando um pouco decidi tomar um cafezinho e lêr uma matéria em uma revista da concessionária. 5 minutos depois voltei e o meu banco já estava fora! Nossa que concerto rápido! Realmente me pareceu pelas atitudes que este mecânico sabia e muito bem do que fazia! Virei as costas, fui ao banheiro, voltei e as alças traseiras já estavam ajustadas (antes uma era um pouquinho mais alta que a outra e só descobri isso quando alguém aqui do blog me mandou uma mensagem dizendo que a dele estava assim e resolvi olhar a minha...)!
O problema do banco é que o "conduíte" (esqueci o nome) onde o cabo de aço passa dentro se soltou e foi sendo puxado pra fora até desencaixar. Ele recolocou no lugar e prendeu com uma cinta plástica no chassis da moto para que não solte. Vou botar uma foto para mostrar.

Realmente olhei e pensei que a revisão estava indo muito bem! A dona da concessionária passou a buzina (esquerda) para o mecânico e este a substituiu rapidamente - claro, isso até eu faria ;)

Foi tirado o filtro de ar e acabei substituindo-o na hora. Eu tinha idéia de levá-lo para casa e eu mesmo trocar quando chegasse aos 12.000Km da revisão mas como ele já estava com a mão na massa e eu estava longe de casa teria que levar o filtro dentro da jaqueta então mandei botar!

Rapidamente o mecânico tirou o tanque da Apache fora e começou a instalar o meu novo adesivo de tanque (pois o meu antigo tinha dado 2 bolhas). Isso aí demorou! Acredito que ele deva ter levado uns 40 minutos para instalar isso! Olhei a minha Apache sem tanque e nossa - como ela é feia! uma coisinha magrinha que mais parece uma bicicleta, não recomendo a ninguém ver a Apache assim rsrsrsr

Enquanto ele instalava o adesivo eu fiquei passeando na concessionária. Bem ao lado da oficina havia uma Apache vermelha que julgo eu ser de uma mulher. Estava TODA adesivada - adesivo do corinthians, de bichinho, de bolinha... Tudo isso na frente da carenagem e no tanque! Simplesmente achei terrível mas gosto é gosto né! Então fiquei reparando, ela parecia ser bem mais nova que a minha e olhando na roda traseira vi que o aro já estava bem descascado nas laterais. Isso parece confirmar a minha teoria de que lavar a moto e esfregar demais os aros pode tirar a pintura preta do aro! Também reparei e já haviam pequenos pontos de ferrugem nas pedaleiras traseiras, bem onde ela é articulada.

Ainda durante a instalação do adesivo fui convidado pelo vendedor da loja (que estava sem fazer nada pois não haviam clientes) à conhecer a Citycom 300. Olha quem pensa que a Apache é grande é porque não viu a Citycom - a Apache é formiguinha do lado dela! Gostei demais da scooter, aros 16, não há marchas nem trocas de marcha pois o câmbio é CVT. Tem freios a disco traseiros e dianteiros a disco, e um "parabrisa" gigante que chega até o meio da minha cara (eu tenho 1,80metros)! O banco dela é um sofá sendo bem mais largo para quem vai atrás! O porta treco delas cabe apenas 1 capacete mas ao redor dele caberia mais bastante muamba. Na frente ela tem um porta luvas para.... luvas! E uma alça para pendurar uma bolsa de mulher por entre as pernas. Outra surpresa legal mas estranha - ela tem um acendedor de cigarros!! Daria para ligar um GPS ou outro aparelho de carro na Citycom sem nenhuma gambiarra.

Outra boa surpresa foi a de que o vendedor disse que se eu quisesse comprar uma Citycom ou mesmo uma Apache 0Km eu poderia dar a minha Apache usada que eles comprariam e eu só daria a diferença - a vista ou financiada. Isso é outra boa notícia já que é a segunda vez que isso acontece comigo (quando fui na Kawasaki ver uma Ninja 250 eles também comprariam a Apache). Bom o preço em si não foi aqueeeela Brastemp.. A Apache 0Km fica em R$7500 a vista e eu volto a minha mais R$3000. Como paguei R$7000 pela minha eu perderia R$2500 ou 35,7% de desvalorização. Eu devo ficar com minha Apache mais um bom tempo ainda rsrsrsr

Bom ao voltar o mecânico continuou o trabalho e eu acabei pedindo para que dessem uma olhada no carburador dela. Desde que comprei ela a regulagem da carburação não era boa. Inclusive até comentei isso no meu post da "Apache não gosta de frio". Já fazia 1 mês que eu tentava regular o carburador dela (mistura do ar) e não ficava bom. Informei o mecânico que queria que a Apache gastasse mais! Ele achou o pedido bem estranho e daí eu disse para ele o que acontecia e pedio para ele mudar o nível da bóia para entrar mais gasolina.

Antes de regular eu liguei outra Apache 0Km que estava na loja e ela fria foi um pouco melhor que a minha. Mas apresentava os mesmos sintomas - se acelerasse várias vezes seguidas na lenta ela dava umas 'engulidas' e se você coloca 3000rpm nela e tenta manter o motor fica lá um pouco e daí cai o giro e se acelerar em seguida ela morre. Depois de tentar convencer o mecânico E a dona da concessionária sobre a minha dificuldade com a carburação a dona falou:
- "Sabe, isso pode ser a gasolina batizada!"
Bom eu retruquei dizendo que sempre abasteci no mesmo posto, que minha Apache faz 43Km/l na cidade e que mesmo colocando gasolina Pódium o problema continuou...

Pois bem o mecânico desmontou o carburador depois de muito custo e começou a inspecionar. No meio do trabalho apareceu outro cara com uma Apache amarela com uns 2000Km rodados e o cara reclamou da MESMA coisa que eu. Na hora a mulher da concessionária responeu pra ele "Sabe, isso pode ser a gasolina batizada!"... Hummm a velha Dafra de sempre hehehhehehehe

Ao desmontar o carburador o mecânico ficou desanimado ao descobrir que o pessoal da 'concessionária' de Blumenau tinha colocado uma arruela como calço da bóia quando eu pedi para eles regulagem... tá doido todos os meus problemas começaram com uma péssima loja e concessionária que tinha aqui em Blumenau - que era a Diamante motos! Acho que ainda existe em outras cidades, não sei como é em outras cidades mas aqui...

Bom a arruela foi removida e o carburador foi limpo (não estava sujo) e regulado. As válvulas também foram reguladas - na realidade não houve necessidade. Isso é um ótimo sinal pois pelo que tenho pesquisado a Apache não perde regulagem de válvulas. Inclusive teve um caso de um rapaz que rodou mais de 20.000Km sem regular válvulas e elas estavam um pouco fora apenas.

O carburador foi então recolocado e o mecânico começou a regular a mistura de ar no carburador "de ouvido". Ele mostrou uma ótima técnica mostrando que realmente era muito mais habilidoso que o último mecânico. Então após isto ele removeu a vela e achou estranho ela ser Bosh (na realidade eu também). Ele ajustou o GAP da vela e deu uma lixada nela e recolocou-a.

Ele também reajustou a bóia do tanque para que marcasse cheio quando está cheio... Parece que funcionou pois o tanque saio da metade para 7 riscos.

O mecânico então deu uma volta e disse que a 40Km/h em 5a marcha (3000rpm) ela ainda dava um soquinho mas não tinha o que fazer... Como eu estava cansado e isso já era no FIM da tarde resolvi nem dizer nada pois se não ficasse bem iria para uma concessionária ou oficina aqui em Blumenau mesmo para regular.

Bem, paguei o filtro de ar que me custou R$20,50 e saí da concessionária - nossa! Que diferença! Muito mais torque e respostas em baixa! gostei demais! a velocidade final parece que ficou inalterada. Na volta voltei bem de boa pois já estava com o dia ganho.

No outro dia cedo liguei a Apache e pré-aqueci o motor por 1 minuto antes de sair como sempre faço. PERFEITO! ela saiu sem engasgar nada nada e excelente como se estivesse quente. Desde que comprei-a ela nunca tinha estado assim! No outro dia liguei denovo e já saí para testar e tudo perfeito denovo!

Abasteci o tanque e entraram 11,5 litros. O 'ruim' é que eu ACHO que agora ela está marcando a mais. Pois como o tanque é de 16L e entrou 11,5 então estava bem vazio mas no painel marcava 6 riscos dos 8 possíveis. Então tenho que ficar de olho agora para não ficar na estrada. E sobre o consumo de combustível - 490Km rodados, em torno de 150Km de BR deram 39,3Km/l. Ainda um ótimo consumo. Eu acho que a calibragem do pneu resolveu o meu problema de consumo que tinha. Agora vou tirar uma média só de cidade com a nova configuração do carburador para ver como ficará.

A parte insatisfeita foi com relação ao adesivo do tanque. Ele ficou com uma séria de pequenas bolhas que de acordo com o mecânico sairão quando pegar um pouco de sol e enxuhar a água que está por baixo do adesivo (?!?!?). Também parece que ficou 2 pequenas manchas meio esbranquiçadas do tamanho de uma moeda de 5 centavos no adesivo. O visual não ficou assim 100% e talvez até tenha ficado pior que antes... Mas agora não vou mais me encomodar com isso, se não ficar bom instalarei um Tank Pad e boa! Problema resolvido!

É isso aí pessoal, apesar dos pesares a Apache é uma moto fantástica! Eu estou muito feliz com ela e agora reguladinha eu dou risada quando ando por aí. Ainda hoje 10 meses depois de comprá-la ainda gosto de ligá-la e passear pelo simples prazer de pilotá-la!

E agora começa a nova fase do meu projeto Apache - ela tem que se pagar!
Estou agora com 9800Km e não pretendo trocar NADA até que ela atinja os 20.000Km. Então serão 10.000Km sem revisão, sem ajustes (só de corrente e embreagem que farei em casa), sem troca de peças. Apenas óleo e filtro! Inclusive o óleo trocarei a cada 2500Km pela praticidade. Como o painel irá ligar a luz da revisão com 2500Km daí saberei quando tenho que trocar o óleo.

Meus pneus, relação e freios ainda estão como novos. Devo chegar fácil aos 20.000Km com tudo funcionando e dalí para frente investir em pelo menos um pneu traseiro e um kit relação.

Boa sorte pra mim! Mas acredito que não precisarei de sorte... rsrsrs
Abraços!

Me ajude a ganhar uma Apache nova para eu refazer o blog desde o começo! Clique AQUI e depois no botão "VOTAR". OBRIGADO!!!

3 comentários:

  1. olha o site da dafra vão sortear 3 apaches e quem já possui uma tem mais chance de ganhar

    ResponderExcluir
  2. Mto show o seu BLOG! Tô querendo comprar uma APACHE... sou novato de moto... e esse blog me contribuiu mto!! vlw!

    ResponderExcluir
  3. Quando minha Apache deu bolha (já veio assim), trocaram foi o tanque! hehehe

    ResponderExcluir