domingo, 13 de março de 2011

Como regular a embreagem da Apache

Frequentemente eu ouço alguém reclamento que a o ponto morto da embreagem não entra com a moto ligada ou que as marchas caem entre uma marcha e outra como se entrasse no ponto morto ou ainda que a troca de marchas é difícil!

Bom tudo isto é regulagem! Coisa que a concessionária DEVE fazer por você e que geralmente fazem na revisão (gratuíta, só se cobra óleo+filtro) dos 1000Km! E depois?
Bom aqui está a solução dos seus problemas - ao menos de embreagem... rsrsrs

Você vai precisar de duas chaves de boca tamanho 12, como esta:


Este tipo de chave é encontrada facilmente em qualquer loja de ferragens, talvez material de construção e lojas em geral. Aqui cada chave destas custa de R$2 a R$4.
Após isto localize onde o cabo da embreagem se conecta no motor, que é aqui:

Como podem ver há uma uma porca a esquerda e uma a direita. Elas seguram o cabo no lugar. Uma segura para que o cabo não vá para frente e a outra segura para que o cabo não vá para trás! Você precisa de 2 chaves de boca porque se tentar mexer em uma porca a outra vai girar junto e não vai soltar...
Então coloque assim:

Agora é só soltar! Para que a embreagem fique mais alta puxe o cabo em direção à parte da frente da moto, se quiser ela mais baixa puxe o cabo em direção à parte de trás da moto, como ilustrado na imagem abaixo:
Seta amarela deixa embreagem alta, seta verde deixa embreagem baixa.

Depois disto é só apertar denovo as porcas e pronto! Só não aperte demais as porcas, elas não são um animal selvagem que deve ser prendido com força - isso vale para velas também e todo tipo de rosca!

A minha dica é deixar a embreagem alta. Isto faz com que as trocas de marchas tornem-se mais fáceis e o ponto morto entra fácil também! Quanto a 'cair' entre uma marcha e outra eu não sei se isto resolve. No começo a moto é piorzinha mesmo pois todas as peças ainda estão se ajustando então é necessário um certo desgaste para que elas se ajustem perfeitamente.
Outra dica é usar um bom óleo como o Yamalube que é API SL o que melhora as marchas tornando-as mais 'macias'.
Outra detalhe: Não deixe a embreagem muito alta ou muito baixa pois isto pode fazer com que a vida útil da embreagem seja comprometida. Na minha eu deixo de tal modo que quando eu aperto metade do punho da embreagem o motor já está 'solto' (motor não gira a roda traseira).
Pelo que eu suponho a embreagem mais alta faz com que quando agente puxa o cabo da embreagem ela se desconecta totalmente do motor e em caso de trocas rápidas de marcha nós podemos acabar não sincronizando direito o fato de apertar um pouco antes a embreagem e depois o pedal de marchas então como a embreagem está mais alta podemos trocar de marchas mais rápido sem ter este 'problema'.

Me ajude a ganhar uma Apache nova para eu refazer o blog desde o começo! Clique AQUI e depois no botão "VOTAR". OBRIGADO!!!

6 comentários:

  1. cara num sei se vc aprova mas eu coloquei um link dessa matéria no comunidadertr.net se tiver problema fala ae q eu deleto, ok.

    ResponderExcluir
  2. Fica a vontade cara, eu vi! Obrigado inclusive! :)

    ResponderExcluir
  3. Tive uma speed preta 2010 com esse mesmo problema.....engates difÍceis, principalmente com o motor quente. Agora estou c/ uma amarela 2011...peguei ela zero, mas tem o mesmo problema que a preta, ou seja, c/ o motor quente e moto parada, fica praticamente impossivel entrar ponto morto, ou mudar de marcha. Quando isso acontece, eu desligo o motor, coloco em ponto morto e depois ligo de novo, ou, faço a moto andar um pouquinho p/ a frente e arrisco a sorte. Às vezes ate da certo, mas nao e sempre. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma super 100 que tá com problema no cabo da embreagem, sempre que ela está fria a marcha não entra ou preciso "empurrar" o manete para entrar,ou então ela precisa estar em movimento para antrar a primeira; eu tento ajustar com a mão mesmo no cabo, mas acho que precisa da chave mesmo;já levei na autorizada, mas não resolveu 100%.. vou ter que voltar lá pelo jeito, pq não acho um meio termo. Eu não sei se fui sorteado ou se essa moto é ruim mesmo, pq tirei ela 0km, mas dá problema constantemente.

    ResponderExcluir
  5. Tem como recarregar o gás do amortecedor traseiro dá Apache?

    ResponderExcluir
  6. Tem algum cabo de embreagem compatível com a apache 150?

    ResponderExcluir