sábado, 26 de março de 2011

Diário de bordo: Revisão dos 9000Km

Hoje foi o dia da minha revisão de 9000Km. Como a concessionária fica em Itajaí e eu resido em Blumenau e a distância é de 70Km fica um pouco fora de mão mas fazer o que né.
Bom liguei na segunda-feira para agendar e ontem (sexta-feira) para confirmar, 08hs da manhã era o horário combinado! Pois é, "era" porque eu me perdi em Itajaí e acabei chegando na concessionária (CR Motos) só as 08h40!

Chegando lá fiz uma piadinha dizendo que estava atrasado e a atendente rebateu que não fazia mal - já que o mecânico também não tinha chegado.... Quando ouvi isso eu já pensei "Essa Dafra... Eu já imaginava isso mesmo". Bom acabou que fiquei batendo papo e conversando e a atendente doida me pedindo desculpas e ligando para o mecânico. Bom, como a fome tava batendo eu fui em uma lanchonete e comi uns pastéis e quando voltei (as 9h40) já estavam mexendo na minha moto. Começei a bater um papo com o mecânico (queria extrair a maior quantidade de informações para o blog sem ele perceber que estava em uma espécie de BBB mecânico) e acabei descobrindo que pasmem - ele não era da concessionária!

Como o mecânico DELES não tinha chegado, enquanto fui buscar um pastel providenciaram um OUTRO mecânico de uma oficina de fundo de quintal do lado... Bom ponto para a concessionária que se virou nos 30 e não me deixou perder a viagem - o 'problema' é que o cara tava perdido, foi engraxando a moto, verificando aqui, apertando ali e volta e meia ele ia lá e pedia o que mais tinha que fazer...

Bom, ele abriu o tambor de freio traseiro e disse que estava novo (não me admira já que só freio com o dianteiro). As pastilhas dianteiras estavam no início do desgaste e segundo ele passariam tranquilamente de 20.000Km. Esta eu gostei de ver! O filtro de ar foi retirado também e estava um pouquinho sujo, até o rapaz comentou que parecia bem como novo! No geral a moto estava muito bem, prova que não sou um cupim de ferro!

Durante a manutenção eu falei que tinha ido no fim do ano passado lá e pedido o adesivo do tanque em garantia e tal e tinha vindo para colocar também. O "problema" é que eu não tinha dito para eles que eu era "O cara do adesivo" e "por isto" eles não tinham o aquecedor que aplica o adesivo no tanque pois estava na outra loja... Bom lá vou eu denovo ficar sem o adesivo, mas tudo bem porque comecei a pedir as OUTRAS coisas em garantia.

Acontece que logo após a revisão dos 6000Km (em 03/01/2011) eu decidi que seria minha última revisão na Dafra. Que faria fora dali em diante e em prazos maiores do que os 3000Km que o manual pede e mandaria a garantia pro espaço já que não precisaria mais. Se você leu as outras postagens sabe que em seguida a buzina esquerda queimou e o banco não sai mais! Isso em uma semana! Na outra semana o tanque começou a não marcar mais cheio (8 barrinhas acesas) quando o tanque está cheio... Mas essa do tanque foi a própria concessionária (que fechou) aqui de Blumenau onde eles tiraram a bóia do tanque fora pois estava fazendo barulho quando o tanque estava esvaziando e deram uma 'entortadinha' no arame. Agora meses depois isso se reverteu neste problema.

Bom então pedi os meus itens em garantia, na realidade ela só ia pedir a buzina pra Dafra o resto ia arrumar lá. Acontece que ninguém tem idéia de como arrumar o banco da Apache que não sai - já que ele não sai! E o pior nem é isso e sim que como o banco não sai, não dá pra tirar o tanque, sem tirar o tanque não dá pra abrir o cabeçote e regular válvulas... fiquei sem regular válvulas! Só vou poder resolver isso quanto arrumarem o banco - que não arrumaram porque era sábado *E* porque o mecânico deles não chegou no horário (nem eu... mas eu sou cliente daí não conta...).

O mecânico tirou a vela da moto e recolocou, sem trocá-la. No manual diz explicitamente para TROCAR a vela com 9000Km! Então eu exigi que trocassem! Não tinha a vela... Ai ai ai! Bom o dono da loja acabou pegando a vela antiga e correndo pela cidade para comprar uma igual. Na realidade eu pensei que ele ia comprar qualquer vela que fosse Bosh ou NGK com o grau térmico igual e que desse naquela rosca. Ele me surpreendeu ao voltar com A VELA ORIGINAL da Apache que é a Bosh Super R6 UR5DCC! Ponto pra ele!

No meio desse vai e vem (e eu fiscalizando tudo) eu vi um gordão que tinha acabado de comprar uma Kansas OK. Gostei da motoca, prata, novinha - linda mesmo! Mas lá tava o dono da concessionária e o cara já impaciente porque a moto não funcionava direito. O dono da concessionária foi dar uma volta, voltou e disse "Tá funcionando normal". O gordão saiu e voltou em 5 minutos dizendo "Isso não funciona, só engasga. Devo estar acostumado a ter Honda mesmo"... Que vergonha pro dono da concessionária que tentou passar a perna no gordão pra não ter que regular a moto. O desfecho é que saí de lá as 12h10 e eles ainda estavam lutando com a Kansas e eu indo embora com a Apache...

Inclusive eu aproveitei para conversar com o mecânico que me confidencializou que tinha tido proposta da concessionária para ser o mecânico deles. Ele disse que até era para ganhar mais, só que ele não foi porque as motos da Dafra dão muito problema e os clientes acabam caindo de pau em cima do mecânico que no fim não tem culpa de nada... Ele me falou da Speed que tem o chicote com fios finos e com o tempo a água empoça por dentro dos dutos da fiação e apodrece o fio e ele acaba dando curto-circuito ou arrebentando. Ele me disse que a Apache por outro lado era a melhor da "Dafra" (na realidade TVS mas tudo bem) e não dava problema (claro só a minha que deu estes problemas de dezenas de pessoas que conheci que tem Apache na internet). Aí comentei com ele que tinha intenção de no futuro trocar por uma Comet GTR 250 ou uma Ninja 250 (a ninjinha) e ele me disse que tem um amigo que trabalha na concessionária da Kawasaki e tem uma Ninja 250. Diz que ele "mói", dá pau sem dó nela pra ver o que quebra e não tem jeito - não quebra! Ponto pra Ninjinha, talvez seja um rumo a seguir no futuro - só o painel dela que não me agrada em nada mas é outros 500.

Olhei pro relógio, 11hs! Virei pro lado e.... Chegou o mecânico da concessionária! Parabéns pra ele né, só 3 HORAS atrasado! Como meu papo com o outro mecânico foi comprometido pelo gurizão resolvi fazer uma pesquisa de preços. Descobri que a relação da Apache é vendida nas 3 peças separadas: Coroa, pinhão e corrente. O pinhão custa R$10, a corrente custa R$50 e a coroa custa R$50 - total de R$110! Achei barato! Se você viu a seção de peças paralelas do meu blog pode ver que pode montar uma relação barata só usando a coroa da Apache e qualquer corrente e pinhão. A Apache está se tornando popular :)

Por fim o mecânico me pediu se eu queria trocar o óleo das bengalas (ou amortecedores dianteiros). Pelo que eu lembro seria só com 12.000Km que deveria ser trocado mas como eles tinham ali na hora (e poderiam não ter na revisão de 12.000Km...) eu resolvi mandar trocar! O cara tirou e tava preto carvão o óleo! Ele até se espantou! Quando eu vi ele botar o novo também me espantei porque novo o óleo tem côr de framboesa! Custou R$9 e valeu MUITO a pena, a dianteira ficou bem mais macia deu pra sentir bem a diferença!

Bom, revisão "pronta" (o resto vou agendar para fazer outro dia quando a buzina da garantia chegar e eu ligar lá dizendo que sou o cara do adesivo e da buzina...) chegou a hora de pagar:
* Revisão dos 9000 + filtro de óleo + óleo (Lubrax 20w50 SL): R$111,00
* Vela Bosh - facada: R$21,50
* Óleo da bengala: R$9
Total: R$141,50. Foi CARO já que o cara praticamente só engraixou a moto e nem abriu carburador e nem regulou válvula. Isso eu vou EXIGIR quando o banco sair... Aff cada coisa que me acontece, pior que é só comigo mesmo.
Só uma consideração final: O atendimento da concessionária foi ótimo! Bom MESMO com cafezinho, bolacha, jornal tudo! PARECE que o problema foi só do mecânico ter se atrasado mesmo... Outro ponto negativo foi a falta de uma vela a pronta entrega por exemplo. A relação eles tinham a pronta entrega assim como filtro de óleo, já o filtro de ar não tinham. É uma pena que a concessionária não tenha um estoque mínimo destas peças, talvez a própria Dafra devesse EXIGIR um estoque mínimo de peças de desgaste natural em suas concessionárias.

Tudo isto só me faz pensar ainda mais em que a Apache é uma BAITA de uma moto, o problema é a Dafra e suas concessionárias que ainda não acordaram para seu potencial. Por isto leia, informe-se pois é tudo que você conseguir fazer na sua moto melhor!

Ainda em tempo resumão das últimas 2 semanas com a Apache:

* Ainda não tirei a média para saber se a média melhorou depois de calibrar os pneus.

* A gasolina pódium que eu tinha colocado não mudou em nada a moto, se mudou foi só efeito placebo.

* A minha vela de iridium chegou! Irei eu mesmo instala-la esta semana para comentar aqui no fórum se é bom ou não na Apache. Comprei na internet. Eu só comprei a outra vela original da Apache para saber se ia mudar alguma coisa no funcionamento da moto de uma vela velha para uma nova - pois senão eu poderia trocar uma vela velha normal por uma nova de iridium e não saberia a diferença. Fiz isso por você caro leitor!

* Notei que em alguns pontos de metal da carenagem apresentavam um "esbranquiçamento" e rugosidade. Comecei a passar o óleo SAE 90 que eu passo na corrente da moto nessas áreas e resolveu! Era uma espécie de ferrugem, não sei, só que branca! Onde era mais notado era no tanquinho do fluído de freio, onde está escrito em inglês. Notei que o parafuso que prende o protetor do escape fica com um pouco de água quando choge e começou a enferrugar BEM de leve onde a água fica empoçada. Estou experimentando passar o óleo alí para ver se resolve. Isto aconteceu também com o parafuso do pisca alerta esquerdo dianteiro - parou de enferrujar. Ele é o que sempre fica molhado já que minha moto pega chuva direto quando chove pois ela fica no prédio bem perto do fim do telhado e no trabalho é a mesma coisa! Por precaução também estou passando no número do chassis que fica na coluna de direção.

Me ajude a ganhar uma Apache nova para eu refazer o blog desde o começo! Clique AQUI e depois no botão "VOTAR". OBRIGADO!!!

9 comentários:

  1. Olá Fabiano!
    Parabéns novamente pelas boas e importantes postagens.
    O comentário que vc ouviu e vi lá na cc sobre a ksnas me deixou mais em dúvidas de qual moto adquirir (Kansas ou Apache). Fiz uma simulação de preço da Apache qui na minha cidade(Belém). Fiz com uma entrada mínima, mas que posso tá aumentando. Ficou o seguinte:ent:2000,00+36 de 294,88. Já a Kansas:2000,00+36 de 255,00. Agora tem outra situação.Tem uma Kansas 2008/2008 Aparentemente bem conservada. No valor máximo de uns 2.500,00. Tva pensando em pegar esta, pois estou precisando ganhar tempo no meu dia. ai, o dinheiro que iria pagar as prestações, já juntaria pra compra outro veículo, carro que sabe. O que vc achou do valor que a Apache sairia pra mim na simulação acima. O que vc pensa sobre os modelos de Dafra, Kansas, principalmente, ano 2008?
    Desde já obrigado!!!
    Abs
    Alexandre Padilha

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  2. Bom dia Alexandre!
    Bom eu particularmente não gosto muito do estilo custom - eu acredito que você deve comprar aquilo que te agradar!
    Se eu estivesse no seu lugar gostando de uma custom eu pegaria a Kansas 2008 mesmo que já é boa e vai te sair BEM barato! E já vai estar reguladinha!
    Sobre financiamento: nunca é um bom negócio. Eu não faço e nem faria pela financeira - tipo BB, BV, etc. Sem sombra de dúvida procure uma COOPERATIVA de crédito!
    Eu comprei a minha Apache sem entrada em 60X de 195,08. O TAC foi de R$20 e a taxa de juros é de 1,87% am.
    Se eu fizesse em 36X pela cooperativa daria R$268,00 por mês - sem entrada! Pela BV dava 48X de R$278,00! - 12 parcelas a mais e R$10 mais caro. Só o TAC deles é mais de R$800.
    A minha cooperativa é a Viacredi:
    www.viacredi.coop.br
    Só tem aqui na minha região... Procure aí na sua se precisar financiar!
    Abração!

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  3. Mais um ótimo post, essa semana a minha (Alicia) vai pra revisão de 1000. Parabéns, um abraço!

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  4. Essa semana comprei a minha com cerca de 10.000 Km, estou super satisfeito, mas vamos ver com o tempo com a coisa anda...

    Abraços ótimo blog

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  5. Boa tarde Fabiano;

    Não sei como foi a sua revisão de 1000km, mas a minha foi hj, e sabe o meu custo? R$ 12,00, só 12 do óleo Selénia, não sei o porque, mas não é realizada a troca do filtro de óleo, indicado no guia de manutenção da Apache.

    Outros problemas eu nem insistí, pq eu ja percebí que o sistema de atendimento infelizmente é precário, o registro do recebimento da moto é feito em bloquinhos improvisados, a impressora não funciona, os mecânicos começam a chegar 8:00, que era a hora em que eles ja diviam começar a atender.

    Enfim, eu percebí que a chave do pisca funciona bem pra esquerda mas é ligeiramente teimosa quando é pra direita, não dá pra dar um tok, tem que empurrar até o fim, mas, pra eles aceitarem minha alegação e trocarem isso, ah, ia levar o dia inteiro.

    E ainda tem a vendedora que se surpreendeu quando me viu na fila da revisão, 26 dias pra rodar os 1000km, e como eu disse a ela, comprei foi pra andar, num foi pra ficar alisando hehe!!

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  6. E sobre o preço;

    Paguei R$ 600,00 de entrada
    R$ 640,00 do emplacamento+despachante
    e ficou 42x257,00.

    Ela foi financiada pela BV Financeira em Juazeiro-BA.

    A liberação foi até rápida, o problema é que dei a entrada no dia 1, o banco liberou no dia 4 e por causa do carnaval na Bahia, so pude pegar a Apache no dia 11.

    Ainda estou muito satisfeito com a moto, infelizmente o serviço técnico deixa muito a desejar.

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  7. Aproveitado a sua experiência, queria saber se vc sabe qual é a função de uma "extenção" que fica abaixo do estribo esquerdo do passageiro, é como se fosse uma opção pra anexar um reboque, tipo moto de puxar carga, mas uma moto esporte como ela, não combina com isso, estou mandando o link de uma foto que achei na net, veja aí e me diga o que vc sabe sobre isso!
    segue o link da foto!
    < https://picasaweb.google.com/lh/photo/Ueriele2S7yWBOwBkI28-A?feat=directlink >

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  8. Clebson - se não me engano isso aí (e acima tem outro 'suporte') serve para prender uma grelha (tipo de churrasco). É porque na India a mulher não pode andar com a perna aberta em cima da moto então ela anda de lado - e como lá elas usam saia eles deixam essa grelha na moto para o vestido não entrar nos raios da moto.
    Estranho... mas verdade!
    Sobre o quanto você anda - pra mim a mesma coisa! Comprei pra andar e rodo TODO dia com ela! Eles também se surpreenderam... o cara até disse que a maioria comprou pra usar no fim de semana, o que pra mim eu acho um pecado!

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  9. Olá, boa noite!!

    Tive o mesmo problema com o banco da moto. ele não sai. vc conseguiu tirar ele??

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