sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cuidando da corrente e relação de sua Apache

Qual a melhor forma de lubrificar a relação? Passo graxa branca? Óleo de motor usado? Cebo? Grafite? De quanto em quanto tempo?

Todas estas perguntas passam na cabeça de quem acaba de comprar uma moto e quer cuidar da melhor maneira possível dela. No caso da Apache a questão é mais interessante ainda pois uma relação nova custa em torno de R$120, o que é mais caro que uma relação de Honda Fan por exemplo. Porém a qualidade é muito superior, incluindo a corrente que cede muito pouco, necessitando de um reaperto a cada 5000Km.

Bom mas voltando ao tópico. Quando adquiri minha Apache conversei com alguns colegas que me indicaram o uso de graxa branca para lubrificar a corrente. Comprei uma embalagem e realmente a facilidade de engraxar é um grande atrativo - é só parar a moto, passar uma tirinha de graxa dentro da corrente e pronto! Cerca de 4 meses após isto começou a ocorrer um problema, ao reduzir em 2a marcha para 1a marcha enquanto apertava e mantinha pressionada a embreagem a corrente começou a 'embolar'. Isto começou a ficar cada vez mais evidente. Em viagens eu sentia a relação 'seca' também e por fim após um fim de semana de chuva com a moto parada 2 dias a corrente começou a enferrujar por entre os elos - estava CLARO que algo não estava certo!

Então botei mãos a obra: Comprei 2 litros de óleo diesel e lavei BEM a corrente! Depois passei muita água e limpei bem a corrente com toalhas de papel. A quantidade de sujeira que saiu foi enorme e inclusive as letras gravadas na lateral da corrente começaram a aparecer!

MAS CUIDADO COM OS DEDOS! Senão algo assim pode acontecer com você:
Quase perdi a unha - na realidade ainda não sei é um debate muito grande ainda...

Bom após a corrente limpa e seca vem a lubrificação. A graxa branca não lubrifica, ela apenas vai para entre os elos mas não lubrifica as laterais da corrente. O óleo do motor lubrifica bem mas ele escorre muito pois não tem uma viscosidade grande. A melhor maneira é usar um óleo de caixas de marcha de SAE 90. No meu caso só consegui um de SAE80-90.
Custou R$22 o litro. O segundo passo é lubrificar usando um pincel - primeiro colocando a moto no cavalete central em ponto morto COM O MOTOR DESLIGADO (CUIDADO COM OS DEDOS!!!) e aplicando óleo por dentro da corrente na parte traseira e depois na parte dianteira.


Por fim sua relação estará bem lubrificada. Não é necessário passar muito óleo pois ele irá escorrer. Sempre afunde o pincel na embalagem e tire o excesso escorrendo o pincel na lateral da embalagem.

Mesmo o óleo tendo grase o dobro da viscosidade ('grossura') do óleo de motor isto não garante que ele não escorrerá quando for andar com a moto. Para que isto não aconteça passe uma toalha de papel na relação por BAIXO da corrente retirando assim o excesso de óleo.

Se você achou isso aí tudo complicado e muito trabalhoso você poderá acionar o modo porcão e jogar o óleo diretamente sobre a corrente lambusando tudo. Algo deste tipo:

Eu faço isso em tempo de chuva direto pois a moto já está suja mesmo e eu não vou lavar tão cedo...
Para uma lubrificação excelente o ideal é lubrificar sempre após alguma chuva ou todo fim de semana ou a cada 300Km. Se for demais para você pode ser a cada 15 dias também - o que será melhor que não lubrificar!

Por fim aproveite e verifique a tensão da corrente. Olhando a parte de baixo da corrente, entre a coroa e o pinhão exatamente no meio. Puxe a corrente para baixo e depois puxe para cima. A folga entre puxar para baixo e puxar para cima deve ser de 2cm a 2,5cm! Não se deve deixar a corrente muito apertada sem folga pois com o calor e frio ela dilatará e contrairá e isto força todo o conjunto e desgasta muito a relação toda. De nada adianta uma boa lubrificação se a corrente estiver muito apertada. Não deixe a corrente afrouxar demais pois ela pode cair e enroscar na coroa travando a roda traseira e podendo ocasionar um grave acidente!

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5 comentários:

  1. GOSTEI DAS DICAS, MUITO BOA AS VEZES MESMO QUANDO SE SABE O QUE FAZER E BOM DAR UMA OLHADA PRA APRENDER, SEMPRE SE ACHA BOAS IDEIAS. COMO ESSA DO OLEO DE CAIXA DE CARRO NEM ME TOQUEI. MUITO BOM. PRECISA LEMBRAR ALGUNS QUE TUDO DEPENDE DO USO DA MOTO EU USO TODO DIA NA FIXA DE UNS 200KL, JA TEM GENTE QUE SO USA NO FINAL DE SEMANA OU ANDA MUITO POUCO. NA MANUTENÇAO DEVE-SE LEMBRAR QUE O POUCO USO TB PODE COBRAR UMA MANUTENÇAO DIFERENCIADA E UM CUIDADO DEPENDENDO DA SITUAÇAO MAIS CONSTANTE. ALGUNS PENSAM QUE O POUCO USO NAO PRECISA DE EXAGEROS E SE ENGANAM. PARABENS.FUIIIIIIIIIIIII

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  2. Este blog está de parabens!
    Mesmo tomei conhecimento após procurar o porque da luz de ferramentas estar piscando no painel da Apache, do nada, obtive a resposta e agora muito mais que isso.
    Conteudos de curiosidades e de como manter a Apache.
    O blog está de parabens.
    Atenciosamente.
    www.twitter.com/flipnogeira

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  3. Obrigado Felipe! São comentários assim que me fazem ter mais vontade de ajudar! Continue aparecendo, sinta-se em casa!
    Abraços!

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  4. Muito bom esse tema.
    Minha moto a relação tá com mais de 30.000km e ainda tem regulagem pra muitos km.
    O segredo:
    exatamente o q vc comentou'UMA BOA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE DA RELAÇÃO'.

    Eu uso oleo 90,mas como ele pingava muito eu passei a misturar com graxa azul de litio (R$10,00) assim o oleo ficou mais grosso e não respinga tanto.tenho tido bons resultados.


    abraços...

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  5. Boa noite amigos!
    Qual a regulagem correta da regulagem da válvulas de admissão e de escape?

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